.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Saúde - Sexta-feira, 16 de Dezembro de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Vigilância Epidemiológica faz troca de experiências com a maternidade da Santa Casa

Profissionais reforçaram as técnicas da Rede de Frio para vacinação de recém-nascidos


Vigilância Epidemiológica faz troca de experiências com a maternidade da Santa Casa

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da equipe de Vigilância Epidemiológica, realizou uma roda de conversas sobre a Rede de Frio com os funcionários da Maternidade e Obstetrícia da Santa Casa de Tupã. 

 

Conforme diretora de Departamento de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha, a troca de experiências foi feita nos dias 13 e 14 de dezembro. "O encontro entre as equipes teve como foco as técnicas para administração da dose única de BCG e da primeira dose de prevenção ao vírus da hepatite B”. Ambas devem ser aplicadas o mais precocemente possível, preferencialmente até 12 horas após o nascimento, ainda na maternidade. 

 

A aplicação da BCG, que protege contra a tuberculose, foi realocada para as maternidades para otimizar a abertura dos frascos. “Essa mudança ocorreu em nível nacional, após casos de desabastecimento. Dessa forma, evitamos a perda de doses, e facilitamos o acesso dos pais ao imunizante”, explicou a chefe de setor de Vigilância Epidemiológica, Juliana Yuri. 

 

O principal objetivo da ação foi permitir que os profissionais conversassem sobre os métodos preconizadas pelo Ministério da Saúde para garantia da qualidade das vacinas administradas em recém-nascidos, e que integram o dia a dia deles, pois elas pertencem ao PNI (Programa Nacional de Imunizações).

 

Para que o potencial de imunização das vacinas seja mantido, as equipes precisam evitar alterações de temperatura por meio da Rede de Frio, que corresponde ao cuidado com as vacinas desde o laboratório até a aplicação.

 

Segundo o secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, esse processo inclui as formas de transporte, distribuição, conservação, armazenamento e manipulação de imunobiológicos. 

 

"A sala de vacinação é a instância final da Rede de Frio. Quero cumprimentar todos que participaram desse diálogo, algo essencial para o aprimoramento profissional. Isto demostra o comprometimento deles pela continuidade na rotina de excelência”.

799 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2023

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.