Saúde - Segunda-feira, 30 de Janeiro de 2023

Ações do Janeiro Roxo conscientizam sobre a hanseníase

Equipes da Saúde realizaram durante todo o mês palestras sobre o assunto

Ações do Janeiro Roxo conscientizam sobre a hanseníase

Para conscientizar a população sobre os cuidados e a prevenção da hanseníase a Prefeitura da Estância Turística de Tupã, por meio das equipes da Secretaria Municipal de Saúde, realizou durante todo o mês de janeiro ações educativas em alusão a Campanha Janeiro Roxo.

A Campanha também visa lembrar da importância do diagnóstico precoce da doença e do tratamento que é ofertado de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além da luta contra o preconceito.

“Muitas vezes as pessoas doentes demoram a procurar por atendimento médico pelo medo do preconceito, mas pedimos para que isso seja deixado de lado e que todos façam a sua parte, seja procurando cuidar da própria saúde, como também alertar os demais sobre os perigos da doença e a importância das visitas recorrentes ao médico ou em momentos de necessidade a qualquer sinal anormal na pele. A hanseníase é muito perigosa e precisamos de toda cautela possível para lutar contra ela”, disse o titular da Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi.

A enfermeira Janaína Leal, informou que as equipes da Saúde realizaram durante o mês palestras nas Unidades de Saúde do Município e também no Centro de Recuperação para a Vida – CERVIDA.

“Durante todas as palestras foi falado sobre os sintomas, a transmissão, o agente causador da hanseníase, o tratamento, e a importância sobre o diagnóstico precoce. Todas essas informações foram passadas por profissionais capacitados da Secretaria, onde foram entregues panfletos informativos para todas as pessoas”, contou.

A chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha, reforçou ainda que todas as Unidades de Saúde do município permanecem o ano todo com médicos e equipe de enfermagem capacitados para atender os casos suspeitos ou confirmados de hanseníase.

“Assim como em outras Campanhas, onde temas são ressaltados de acordo com os meses, o Janeiro Roxo foi escolhido para ampliar o assunto sobre a hanseníase, mas durante todo ano as Unidades permanecem atendendo sobre os casos. Pedimos para que todos os munícipes fiquem atentos e procurem atendimento médico”, pediu.

Hanseníase

Hanseníase é uma doença que se instala principalmente em nervosos e pele. Ela é transmitida pela respiração de uma pessoa doente sem tratamento. A hanseníase pode atingir homens e mulheres, adultos e crianças de todas as classes sociais. Se não tratada ou tratada tardiamente pode causar incapacidades ou deformidades nas mãos, pés e olhos.

Autoexame

Verifique em todo o corpo se existem manchas esbranquiçadas caroços avermelhados ou castanhos. Caso haja, toque nelas e verifique se estão dormentes ou se a sensibilidade é diferente.

Ao perceber algum desses sintomas, desconfie que possa ser hanseníase e procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência. Todo o tratamento é gratuito e será acompanhado pro profissionais qualificados.