Educação - Terça-feira, 14 de Fevereiro de 2023

Prefeitura inicia reforma da EMEIEF Governador Mario Covas

Escola de tempo integral receberá melhorias em sua estrutura geral

A fim de revitalizar uma das principais instituições de ensino da zona leste do município, a Prefeitura de Tupã iniciou neste mês a reforma da EMEIEF Governador Mario Covas. Serão realizadas melhorias na estrutura do prédio e na quadra da escola.

A obra foi viabilizada por meio do vereador Israel Velloso Neto — Tutu, que destinou sua emenda impositiva para a reforma do local. Os vereadores Alexandre Scombatti e Lucas Hatano se uniram para indicar uma reforma na quadra da escola, que também será contemplada pela prefeitura.

Acompanhado dos parlamentares, o prefeito Caio Aoqui esteve na EMEIEF Governador Mario Covas para observar o início das reformas. O chefe do Executivo destacou os investimentos realizados pela atual administração no setor da educação e reforçou o papel transformador que a escola possui na vida dos jovens.

"Investimos em educação para transformar a realidade das crianças. Estamos ampliando a Cozinha Piloto em praticamente 40%, construindo uma nova escola na zona oeste para receber os alunos da Nossa Senhora de Fátima, ampliando as escolas Raul de Mello e a José Maris, e agora a gente inicia essa obra de R$1 milhão, que revitalizará a Governador Mario Covas. Uma escola que atende alunos da zona leste e que tem mudado a qualidade de educação das crianças", disse o prefeito.

Responsável por destinar recursos de sua emenda impositiva para a reforma da escola, o vereador Tutu decidiu contribuir com a revitalização da instituição, após conversar com o secretário municipal de Educação, Cultura e Esporte, professor Valdir Berti, e com o prefeito Caio Aoqui, e identificar a necessidade de uma melhoria no local.

"Será feito uma reforma completa. A Câmara Municipal sempre buscando meios de ajudar a população, principalmente as crianças do nosso município. Temos aqui um grande colegiado de excelentes professores e, com essa emenda impositiva, buscamos transformar esse lugar em referência", afirmou o parlamentar.

A EMEIEF Governador Mario Covas oferta ensino de tempo integral. Cerca de 538 alunos permanecem oito horas na instituição e consomem até quatro refeições por dia.  Para conseguir oferecer todas as atividades educativas, é necessário uma estrutura de qualidade para os alunos e todo o colegiado.

“Havia um pedido da equipe gestora, dos professores e da comunidade em geral para que a gente fizesse uma melhoria de grande potencial. Faremos a reforma dos banheiros, as salas vão receber uma melhor infraestrutura, com pintura interna, externa, madeiramento, troca do telhado e dos pisos danificados. É uma alegria poder deixar essa escola bonita, reformada e adequada para nossas crianças se sentirem parte desse espaço e a comunidade também”, disse o secretário e professor Valdir Berti.

Outra reivindicação era uma reforma na quadra da escola para dar mais segurança aos alunos e servidores. Por isso, será construído um muro de alvenaria ao redor e o piso será pintado a fim de atender a indicação dos vereadores Alexandre Scombatti e Lucas Hatano. "Essa quadra que é aberta será toda cercada, o que vai propiciar mais conforto e segurança. E por ser uma quadra multiuso também poderá ser usada pela comunidade", disse Scombatti.

De acordo com Hatano, oferecer uma qualidade melhor de estrutura é fundamental para contribuir com o aprendizado das crianças. “É um dia feliz para essa comunidade escolar, o início das obras de reforma. O meu pedido e do vereador Alexandre contemplava a pintura da quadra e do prédio, e esse pedido vem sendo atendido e por isso a gente agradece o empenho do prefeito Caio Aoqui e do secretário Valdir Berti. A gente fica muito feliz com essa união de forças do Executivo e do Legislativo”, afirmou o parlamentar.