Saúde - Quarta-feira, 15 de Fevereiro de 2023

Tupã realiza nesta quarta e quinta-feira etapa municipal da Conferência de Saúde

Evento aberto à população promove debate para planejamento e melhoria do SUS

Na quarta e quinta-feira (15 e 16/2), a Secretaria de Saúde realizará a etapa municipal da 17ª Conferência Nacional de Saúde. O evento será no auditório do Instituto Federal, a partir das 18h30, e segue proposta do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Saúde (CNS) para debate e construção de políticas públicas para o SUS.

Realizada a cada quatro anos, a conferência possibilita identificar as necessidades de cada região do país para que o Governo Federal tenha um panorama do sistema de saúde público e planeje o Plano Plurianual de 2024-2027 pela defesa dos direitos do cidadão.

Segundo a diretora de Departamento de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha, uma equipe foi mobilizada para convidar instituições de Tupã, empresas do segmento da saúde, clínicas médicas, sindicatos, prestadores de serviço, e associações de moradores, por exemplo, a participarem do encontro.

“O propósito de uma conferência é repensar junto à comunidade e os trabalhadores da área as mudanças necessárias para nortear e tornar a rede mais eficiente, pois que conhece as inúmeras realidades do Brasil. Dessa forma podemos criar estratégias para o SUS”.

Segundo o documento orientador elaborado pelo CNS, as reflexões devem ser organizadas conforme quatro eixos:  I – O Brasil que temos. O Brasil que queremos; II – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; III – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; IV - Amanhã será outro dia para todos, todas e todes [sic].

O evento se divide em dois momentos: Pré-Conferência, no dia 15, e Conferência Municipal, no dia 16. O tema deste ano é “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia — Amanhã vai ser outro dia”.

O secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, afirma que plenárias são formadas entre os participantes, que elaboram e votam nas ideais que melhor atendem os anseios locais. “É isso que é importante: trazer as necessidades coletivas, apresentar isso nas salas de discussão, e a partir daí ter a possibilidade de a própria Secretaria Municipal e do próprio município montar um plano de trabalho em cima de tudo isso”.

Após os levantamentos municipais, serão organizadas etapas estaduais e a federal. Com tamanha mobilização social, será possível fortalecer e aperfeiçoar os conselhos de saúde, assegurando a transparência das informações, ampliando o diálogo entre a sociedade e a gestão pública.