Saúde - Quinta-feira, 16 de Fevereiro de 2023

Prefeitura amplia vacina contra a meningite para novos grupos

Profissionais da educação e jovens de 20 a 29 anos devem procurar pela dose até dia 28

Prefeitura amplia vacina contra a meningite para novos grupos

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a vacinação contra a meningocócica C (Conjugada) foi ampliada para mais grupos. Agora, jovens de 20 a 29 anos e profissionais da educação poderão ser imunizados nas Unidades de Saúde do município.

Segundo informações da Pasta responsável, assim como os demais grupos prioritários, os jovens e profissionais da educação devem procurar uma UBS ou UFS mais próxima de suas residências para serem imunizados, das 7h30 às 16h30; nos distritos, o atendimento se encerra às 16h.

A vacina contra a Meningite faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e, de acordo com a secretaria municipal de Saúde, os imunizantes serão fornecidos somente até dia 28 de fevereiro ou até esgotarem os estoques.

A chefe do setor de Vigilância Epidemiológica, Juliana Yuri, alertou que todas as pessoas dos grupos prioritários devem priorizar a imunização. “Somente para mulheres gestantes ou em fase de amamentação não indicamos que tomem a dose vacinal, mas os demais devem sim procurar o quanto antes pela dose vacinal nos postos de saúde antes do dia 28”, pediu.

O Secretário Municipal de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, explicou que a meningite é uma doença bacteriana grave e, quando acomete um indivíduo, pode deixar sequelas comprometedoras, podendo, inclusive, evoluir o quadro a óbito.

“Priorizamos mais um grupo de pessoas aptas a receberem as doses imunizantes, dando ênfase nos profissionais da educação, visto que diariamente trabalham em locais onde há grande aglomeração de crianças e jovens, o que se torna um risco maior de contrair a doença”, contou.

Demais grupos

Além do novo grupo liberado, a Secretaria informa que os profissionais da saúde e jovens de 15 a 19 anos, também ainda podem comparecer às Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou Unidades Saúde da Família (USF) para receberem a dose de vacina da Meningocócica C (Conjugada). Vale destacar que é necessário que os profissionais da saúde levem um comprovante de vínculo empregatício (crachá ou holerite) para receberem a dose.