Saúde - Segunda-feira, 27 de Fevereiro de 2023

Ambulatório de Moléstias distribuiu mais de 3.500 camisinhas no Tupã Folia

Ações de orientação seguem todo o ano pela secretaria municipal de Saúde

Ambulatório de Moléstias distribuiu mais de 3.500 camisinhas no Tupã Folia

O Tupã Folia 2023 foi um sucesso e a Prefeitura utilizou o espaço do circuito de Carnaval para promover diversas atividades dos setores públicos. Uma das ações realizadas foi a distribuição de preservativos pela equipe do Ambulatório de Moléstias Infecciosas, que fez a entrega de cerca de 3.500 camisinhas durante as quatro noites de folia.

Por ser uma ação que visa o bem-estar da população e que traz em pauta um assunto pouco falado no dia a dia, todos os anos as gestões municipais são incentivadas a levarem o assunto para os circuitos de Carnaval.

A enfermeira e coordenadora do Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais, Anaille Michelotti, ressaltou que além da simples ação da entrega gratuita dos preservativos, as equipes estão preparadas para orientar os foliões interessados.

“Foram algumas orientações sobre exames e cuidados que recebemos durante os dias de festa, mas notamos sim uma baixa na procura pelos materiais comparado aos anos anteriores. Por isso, ressaltamos que a busca por informações é muito importante e ninguém deve se sentir constrangido, pois se trata da própria saúde”, disse.

A enfermeira ainda ressaltou que o Ambulatório de Moléstias Infecciosas de Tupã possui estrutura para receber todos e, em caso de necessidades, os munícipes devem procurar o prédio.

“O Carnaval passou, mas a conscientização sobre proteção durante as relações sexuais deve seguir. Alertamos que, caso algum munícipe tenha tido relações sexuais sem proteção nesse período ou desconfia de alguma possível infecção, que procure quanto antes o Ambulatório. Lá, a equipe estará preparada para analisar o quadro e indicar os melhores tratamentos”, alertou.

Segundo informações, Tupã tem inúmeras ferramentas de prevenção, conhecidas como “prevenção combinada”. Em situações quando há relação sexual sem o uso de camisinha, rompimento do preservativo, situações de violência sexual ou acidentes com material biológico em até 72h, é indicada a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), que se trata de uma medida de prevenção de urgência para ser utilizada em situação de risco às infecções sexualmente transmissíveis (IST).

Outras situações onde a pessoa se expôs há mais de 72h também é importante procurarem o Ambulatório para que testes de identificação do HIV e Sífilis sejam feitos e a janela imunológica do paciente seja identificada para que a precisão dos exames seja ainda mais eficaz.

Para o secretário municipal de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, o assunto é de extrema importância. “Aproveito para parabenizar toda a equipe do Ambulatório pelo belo trabalho realizado nas noites do Tupã Folia. Lembrando que esse trabalho é muito importante e merece respeito, pois se trata do bem-estar e saúde dos nossos munícipes”, parabenizou.

Para fazer os exames, basta agendar o atendimento pelo telefone (14) 3491-5640  e comparecer ao Ambulatório de Moléstias Infecciosas, localizado na rua Nhambiquaras, 432, munido de um documento de identificação, das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira. Além do Ambulatório, A Unidade Básica de Saúde Vila Formosa e o Centro de Saúde Walter Pimentel também realizam os testes rápidos.