Saúde - Terça-feira, 28 de Fevereiro de 2023

Ação da Secretaria de Saúde aplica 800 doses de vacina contra a meningite

Vacinação itinerante ofertou o imunizante em três locais estratégicos do município

Ação da Secretaria de Saúde aplica 800 doses de vacina contra a meningite

Cerca de 800 doses de vacina contra a meningocócica C (Conjugada) foram aplicadas neste sábado (25) em vacinação itinerante desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde em três pontos de Tupã (Supermercado Gaspar, Varejão Secco e Droga Raia). A grande procura da população fez com que a ação fosse encerrada às 15h45, antes do horário previsto.

A vacina estava sendo ofertada nas UBS e USF do município e dos distritos. No entanto, após a ação de sábado, as doses disponíveis para o público em geral acabaram.

A diretora de Departamento de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha, explica que a vacina estava disponível para os profissionais da saúde e para os da educação, mas devido à baixa procura de ambas as categorias, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu ampliar para toda população antes do término da campanha.

"Oferecemos a vacina para todas as pessoas e desenvolvemos a vacinação itinerante para conseguir levar o imunizante até a população. Sabemos que muitas pessoas não vão se vacinar devido à correria do dia a dia. Então, com ações como essa em locais estratégicos da cidade, podemos disponibilizar a vacina sem que o cidadão precise se deslocar até a unidade de saúde", afirma a diretora.

Receber o imunizante é a principal forma de se proteger contra a meningite, doença inflamatória que atinge as meninges, membranas que envolvem a medula espinhal e o cérebro, afirma o secretário municipal de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi.

"A vacina contra a meningite faz parte do calendário de vacinação da criança do Programa Nacional de Imunização e todos devem estar imunizados. Continuamos a vacinação da Meningocócica C (Conjugada) com a 1ª dose aos 3 meses de idade; 2ª dose aos 5 meses e reforço aos 12 meses; e da Meningocócica ACWY (Conjugada) uma dose em adolescentes de 11 e 12 de idade, a depender a situação vacinal. No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica e devemos estar sempre atentos", alerta o secretário.