Saúde - Segunda-feira, 13 de Março de 2023

Tupã intensifica combate à dengue com nebulização noturna de produto botânico

População também é convocada a colaborar na eliminação de focos nas residências

Tupã intensifica combate à dengue com nebulização noturna de produto botânico

Com o período chuvoso dos meses de janeiro e fevereiro, a água acumulada criou condições ideais para a proliferação do Aedes Aegypti. Para combater a infestação do mosquito e, consequentemente, os focos encontrados nas residências, a Secretaria de Saúde iniciará um trabalho de nebulização noturna.

A medida para evitar a disseminação da doença será realizada durante dois meses, com aspersão de um produto extraído do crisântemo. A aplicação, feita em máquina específica, passará pelos bairros da cidade no início da noite, garantindo evaporação mais lenta e ampla cobertura.

Por indicar a adoção deste inseticida botânico, o veterinário, Alexandre José Geraldo, ofereceu orientações técnicas e acompanhou o procedimento teste feito pelas equipes de entomologias e endemias da Secretaria de Saúde, quarta-feira (08/03), na Praça Sussumu Nogushi, na Vila Marajoara. “Por ser de origem natural, o produto traz uma segurança muito grande para outros animais, para população, ele tem a ação em cima de mosquitos mesmo. É necessário ter a supervisão técnica para calibragem do equipamento, com a vasão ideal, o produto bem dosificado, conforme a área que esse produto atingirá”.

No processo de nebulização, o produto líquido é transformado em vapor. Ao ser aplicado no ambiente, ele alcança o topo das árvores, as calhas das casas, e entra nas residências sem causar incômodo às pessoas expostas. Mas, quando o Aedes Aegypti entra em contato com as gotas suspensas no ar, morre.

O assessor especial de Planejamento da Saúde, Marco Antônio de Barros – Marquinho da Dengue, assinala a postura da administração municipal para eliminação do vetor transmissor da dengue, com agenda de visitas domiciliares aos sábados, e a realização do mutirão da limpeza, que recolheu materiais inservíveis. “Vamos fazer isso na cidade inteira, em todas as 1.300 quadras que temos em Tupã pra gente reduzir a infestação de mosquitos adultos, que já estão picando e transmitindo dengue. Mas, isso é um quarto do trabalho, três quartos desse trabalho é a população”, diz Marquinho.

Esta é apenas mais uma das ações de intensificação e controle da doença realizada pela Prefeitura de Tupã, a fim de manter o trabalho mais efetivo de combate às endemias. Ainda assim, é importante que a população colabore, mantendo as residências limpas e eliminando qualquer foco de água parada.

O prefeito Caio Aqoui destaca que, com apenas dez minutos, o morador consegue vistoriar seu quintal, observando os pratinhos das plantas, os recipientes de água dos animais domésticos, descartando embalagens ou restaurando locais que possam servir de criadouro. “A Prefeitura tem atuado muito na questão do combate à dengue. Só no primeiro sábado de março, mais de três mil residências foram vistoriadas. Agora, houve aquisição de novos produtos, novas tecnologias. O que a gente pede também é o apoio da nossa população. Se nós tivermos realmente uma colaboração, uma ação em conjunto, poderemos proteger toda nossa sociedade”.

Na segunda-feira (13), a nebulização noturna percorrerá os bairros: Vila Tupã Mirim, Vila Marajoara, Jardim ideal, Vila Formosa, e Parque Bela Vista.