Planejamento e Infraestrutura - Terça-feira, 18 de Abril de 2023

Reordenamento no trânsito foi destaque nas atividades da Subsecretaria de Segurança

Mudança foi definida devido ao grande fluxo de veículos no local

O balanço dos trabalhos desenvolvidos pela Subsecretaria de Segurança mostra que o reordenamento no trânsito de algumas vias foi uma das principais atividades realizadas entre fevereiro e março.

Esse trabalho foi implantado com a proibição de parar/estacionar na Rua Nhambiquaras, com a instalação de sinalização aérea e de solo, com placas e pintura de guias, respectivamente.

Com a alteração, desde o mês de março está proibido estacionar em um dos lados da via, no trecho que compreende entre a avenida Tamoios e a rua São Judas Tadeu. A mudança foi definida devido ao grande fluxo de veículos no local.

Segundo informações do subsecretário, Renato Gonzalez, a via é de mão dupla e com largura insuficiente, e tinha permissão para estacionamento dos dois lados, o que tornava a rua ainda mais estreita e prejudicava a fluidez do trânsito.

“Com a proibição, a circulação no trânsito local foi facilitada, proporcionando, mais segurança para todos. A rua Nhambiquaras era alvo de inúmeras reclamações dos cidadãos, além do que registrava vários acidentes. A decisão da alteração foi baseada em um criterioso estudo sobre o trânsito em Tupã por parte da Polícia Militar, através do Capitão Vander, a partir do registro de ocorrências feitas junto a PM, bem como análises diuturnamente feitas por policiais militares, agentes de trânsito e integrantes do Conselho Municipal de Trânsito”, explicou Gonzalez

Outras ações

Além dessa alteração no sistema de estacionamento da rua Nhambiquaras, o trabalho de manutenção dos semáforos também foi importante para a recuperação, por exemplo, do semáforo da rua Marília com a avenida Aníbal Davoli/Rua Clovis de Oliveira.

A manutenção realizada pelos funcionários da prefeitura foi completa: pintura, alvenaria, elétrico-eletrônica e a reprogramação dos tempos. Outros 7 semáforos passaram pela mesma manutenção.

Os serviços da Subsecretaria de Trânsito e Segurança não se limitam a essas ações. Os números revelam a importância de uma organização específica para cuidar do planejamento do trânsito em Tupã. Segundo o balanço foram instaladas 75 placas de sinalização de trânsito, substituídas outras 43 placas de sinalização e recuperadas mais 26 placas.

Também foram realizados 66 serviços de pinturas (incluindo Pare, guias, lombadas, MAC, vagas de estacionamento, etc.) totalizando 468 metros; pintura guia amarela na rua Nhambiquaras, totalizando 2.200 metros e apagamento de faixas erradas na rua Mar Ar Eduardo Gomes, num total de 2.400 metros.

Além disso, a equipe de agentes de trânsito realizaram138 ações de apoios diversos; 90 ações de apoio escolar e 44 apoios em obras; 9 apoios a passeatas, carreatas, ciclismo e desfile, 18 escoltas e 960 orientações, além do registro de 20 acidentes de trânsito.