Saúde - Quarta-feira, 19 de Abril de 2023

Ambulatório de IST realiza rodas de conversa com instituições de Tupã

Equipe dialoga sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis e métodos de prevenção

Ambulatório de IST realiza rodas de conversa com instituições de Tupã

O Ambulatório Municipal de Moléstias Infecciosas realizou novas ações preventivas e educativas sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) em parceria com instituições de Tupã. O trabalho desenvolvido pela unidade de saúde ocorre conforme a demanda, e permite aproximar a população desse serviço de atendimento.

Apenas em abril, três rodas de conversa foram organizadas pelas equipes do Ambulatório. A convite da Junta de Serviço Militar de Tupã, na sexta-feira (14) os atiradores do Tiro de Guerra de Tupã (TG 02 – 043) participaram de uma atividade de reflexão sobre IST, HIV/Aids e hepatites virais.

“Por ser um público mais jovem, trabalhamos a questão da contaminação e prevenção. Quando são instituições de ensino ou que lidam com adolescentes, a gente leva uma caixinha para que eles depositem as dúvidas, pois muitas pessoas se sentem constrangidas. Com isso, sanamos também aquilo que eles têm mais curiosidade”, explica a coordenadora do Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais, Anaille Michelotti.

O diálogo mais dinâmico facilita aprofundar os assuntos e, dependendo do objetivo da palestra e das pessoas participantes, é possível romper com o preconceito ou construir conhecimento. Este foi o caso da visita supervisiona organizada por instituições de ensino superior e técnico.

Estudantes da Fadap/ FAP e da Etec Prof. Massuyuki Kawano - Centro Paula Souza foram recebidos na sede do Ambulatório de IST para conhecerem o espaço, entenderem melhor o fluxograma de atendimento dos pacientes e as estratégias de prevenção empregadas na rotina de trabalho pela exposição a materiais biológicos.

Segundo a diretora de Departamento de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha, fornecer acesso à informação com orientações presenciais e conduzidas por profissionais capacitados traz bons resultados. “No início do ano, a equipe esteve no AME para uma troca de experiências, realizou parceria com a Atenção Básica e a Educação para um trabalho de conscientização sobre métodos contraceptivos em escola de ensino médio. Assim como a tradicional ação educativa no Carnaval, conversando com os foliões interessados e distribuindo preservativos”, lembra.

O Ambulatório Municipal de Moléstias Infecciosas fica na rua Nhambiquaras, 432, e está à disposição para atender convites para futuras atividades educativas. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, telefone 3491-5640.