Planejamento e Infraestrutura - Quarta-feira, 26 de Abril de 2023

Prefeitura inicia recape de novas ruas do Jardim Morumbi

Investimento faz parte do programa de recape iniciado em 2020

Foi iniciado nesta segunda-feira, dia 24, o recapeamento de mais três ruas do Jardim Morumbi. A ordem de serviço à empreiteira foi determinada pelo prefeito Caio Aoqui. Nesta nova etapa, serão contempladas as vias Vereador Salvador Ponce, Vereador Orlando Modelli e Edmundo Giansante.

A obra, que visa melhorar a mobilidade e tráfego de veículos, faz parte de um programa de recapeamento iniciado em 2020. Com um financiamento de R$ 10 milhões, a Prefeitura recuperou integralmente a vida útil de mais de 80 quilômetros (mais que o trajeto entre Tupã a Marília) ou 800 quarteirões de ruas.

O recape no Jardim Morumbi está dentro desse contexto, melhorando a segurança e a qualidade de vida para os moradores. Somou ao trabalho da administração o empenho do vereador Israel Velloso — Tutu.

O parlamentar, que já havia atendido reivindicação dos moradores do Jardim Morumbi para construção de uma praça completa com arquibancadas, pergolado, tanque de areia, campo de futebol, pista de pumptrack e calçadas, também buscou recursos necessários ao recape junto ao governo estadual, por meio do deputado Fernando Cury.

“O vereador é para isso, servir à comunidade com um trabalho que envolve parceria com a prefeitura, a Assembleia Legislativa e o governo de São Paulo, por meio de diálogo, apresentando soluções e se propondo a buscar recursos para colocar em prática os anseios da população. Só criticar é fácil. Realizar é mais prazeroso e observamos essa alegria quando constatamos melhorias na qualidade de vida das pessoas”, ponderou.

O secretário municipal de Planejamento e Infraestrutura, Valentim Bigeschi, lembrou que esse é o propósito do prefeito Caio Aoqui desde que assumiu a administração do município, ainda em 2019, quando a maioria das vias públicas de Tupã necessitava de um amplo trabalho de recape, mas não existiam recursos para programar as ações.

“Esse trabalho está sendo possível graças ao financiamento. Foi traçado um amplo levantamento sobre as ruas de tráfego mais intenso, próximas aos serviços públicos como postos de saúde, escolas estaduais, municipais, creches, entre outras, que urgentemente precisavam garantir segurança, mobilidade e fluidez no trânsito. Agora, serão mais 23 ruas e avenidas que receberão o novo asfalto. O novo pacote totalizará 39.037,78 m2 de recapeamento asfáltico, sendo R$ 2.871.642,98 em valores de repasse e contrapartida do Executivo”, concluiu.

Prioridade

A criação do programa de recape no município foi elencada como uma prioridade e se deu pela busca de verbas, em parceria com o Poder Legislativo. “Além de permitir uma melhor fluidez no trânsito e levar mais segurança aos motoristas e pedestres, o recape sinaliza qualidade de vida à população beneficiada e até a valorização imobiliária. O último grande programa de recapeamento e pavimentação asfáltica em Tupã aconteceu há mais de 22 anos. Então, essa é uma marca de nosso governo, quando atendemos uma reivindicação de décadas da maioria de moradores de bairros ou mesmo de usuários de ruas centrais”, lembrou o prefeito Caio Aoqui.

O chefe do Executivo tupãense também comentou sobre a importância da parceria com o Legislativo para viabilizar o programa e destacou como exemplo, o trabalho do vereador Israel Tutu. “Foi decisivo para incluirmos neste pacote mais três ruas do Jardim Morumbi, primeiro por atender demanda dos moradores locais e, depois, por ter viabilizado o recurso suficiente para atender a reivindicação”, enfatizou.