Educação - Quarta-feira, 21 de Junho de 2023

Teatro Municipal recebe neste sábado, 24, espetáculo de dança gratuito

‘Alumbramentos’ apresenta toda poesia de Manuel Bandeira pelo movimento dos corpos

Teatro Municipal recebe neste sábado, 24, espetáculo de dança gratuito

O Teatro Municipal José Antônio Parra Gomes recebe neste sábado (24), às 20h, o espetáculo de dança “Alumbramentos”, que reproduz por meio das coreografias a linguagem poética de Manuel Bandeira, escritor brasileiro expoente da tendência artístico-cultural Modernista criada na primeira metade do século XX.

Conforme o subsecretário de Cultura, Luis Carlos Sanches, a apresentação é gratuita com classificação indicativa de 12 anos. “O título ‘Alumbramentos’ representa cada descoberta feita por nós diariamente, que torna únicos momentos incomuns ou banais. Os versos de Manuel Bandeira são recriados nos gestos e nos corpos dos intérpretes e o público fica envolvido pela poesia contida nos passos dos bailarinos”.

Este espetáculo desenvolvido pelo coreógrafo Fernando Machado propõe ainda uma instalação cênico e de luz consideradas incomuns para o balé, a fim de provocar no espectador a sensação de ouvir os poemas apenas pelos movimentos.

Por ser apoiado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo — que financia projetos e democratiza o acesso à diferentes manifestações artísticas — os componentes da “Cia. Balé de Rio Preto” devem ainda ministrar um workshop aberto ao público interessado.

A oficina para pessoas maiores de 12 anos também será no dia 24 de junho, a partir das 16h, no Teatro Municipal, com o tema “A dança Contemporânea, o teatro e suas reverberações”, baseado nas técnicas utilizadas na montagem do espetáculo e em toda dramaturgia contida nele.

ALUMBRAMENTOS

Espetáculo de dança

Dia 24/6, às 20h

Teatro Municipal José Antônio Parra Gomes (Av. Tamoios, 1650)