Educação - Quarta-feira, 21 de Junho de 2023

Tupã realizará 28ª edição do passeio ciclístico do Dia de São Pedro

Subsecretaria de Esportes reúne ciclistas dia 29/6, às 8h, com saída da Praça da Bandeira

No Dia de São Pedro, 29 de junho, Tupã realizará o 28º Passeio Ciclístico em homenagem ao padroeiro do município. O evento organizado pela Subsecretaria de Esportes compõe as festividades juninas e terá trajeto de sete quilômetros, com saída da Praça da Bandeira, às 8h.

Para participar, não é preciso se inscrever ou ter uma bicicleta profissional. “Você só precisa ter uma bike comum e vontade de curtir um momento de lazer no feriado. Estamos preparados para garantir o suporte e a segurança necessários a este tipo de atividade, assim a população pode aproveitar com mais tranquilidade”, declara o subsecretário de Esportes, Matheus Mendes.

Ao longo do percurso, haverá uma ambulância acompanhando os ciclistas, além do monitoramento dos agentes da Subsecretaria de Segurança e Trânsito, e do carro de apoio, que oferece assistência em caso de problemas mecânicos.

Assim como na edição de 2022, os participantes devem cumprir o seguinte itinerário:

• Saída da Praça da Bandeira, em direção à rua Caingangs;
  • Entrada à direita na avenida Tapuias;
  • Acesso novamente à direita na rua Nhambiquaras;
  • Mais adiante, virar à esquerda na rua Professora Maria Seixa Cunha até a rua Estados Unidos, e seguir na direção sudeste por 1,4 km;
  • Pegar a rua Anita Costa com destino à avenida Tamoios;
  • Manter o trajeto até a rua Cherentes, de volta à Praça da Bandeira.

Os passeios ciclísticos de Tupã costumam reunir muitos adeptos. O prefeito Caio Aoqui ressaltou ser uma forma de confraternização já tradicional no município, que incentiva a prática esportiva e celebra o dia do patrono de Tupã, atraindo pessoas de diferentes idades e crenças.

“Nossa cidade tem este santo como protetor, pois, o fundador de Tupã, Luiz de Souza Leão, era devoto. Mas, ainda que o Dia de São Pedro seja uma festividade típica do catolicismo, o passeio ciclístico permite reunir pessoas de todas as religiões, por ser uma atividade prazerosa, acessível e gratuita”, comenta.

A comissão organizadora recomenda levar uma garrafa d’água e orienta para supervisão das crianças e idosos durante o trajeto. Em caso de dúvidas, entrar contato com a Subsecretaria de Esportes pelo telefone (14) 3491-2558.