Saúde - Segunda-feira, 21 de Agosto de 2023

Zoonoses palestra em escolas para prevenção de acidentes com escorpiões

Alunos da EE Helena Panaelli Porto observaram amostras vivas e foram orientadas por técnicas da Saúde

Para conscientizar as crianças sobre o perigo dos escorpiões, o Centro de Controle de Zoonoses realiza ações educativas nas escolas que solicitam este serviço ao Departamento de Vigilância em Saúde. De forma didática, os alunos entendem os hábitos deste animal, por meio de vídeos, palestras tira-dúvidas, e de um terrário.

A supervisora de atividade municipal, Meiriele de Melo Pereira, é uma das responsáveis pelo conteúdo apresentado aos estudantes, e destaca que as crianças observam as amostras vivas de escorpião de forma segura e orientada.

“Nossa equipe é formada por técnicas, então não existe o risco de acontecer qualquer acidente durante e exibição. Acreditamos que a criança é multiplicadora de informação, por isso, o trabalho é contínuo. Muitas vezes, quando aparece um escorpião em casa, ela está mais orientada do que os próprios pais”, Meiriele informa ainda que nestes casos o adulto deve acionar o CCZ pelo (14) 3404-2202 para vistoria do imóvel.

O terrário levado às escolas é um recipiente que reproduz as condições ambientais suscetíveis a proliferação dos escorpiões, fazendo as crianças entenderem a importância da limpeza dos quintais. Na palestra, elas ainda aprendem quais são as vias de acesso do escorpião às casas, ressaltando a necessidade de manter os ralos tampados, e de vedar as frestas das portas, por exemplo.

Na sexta-feira (18), a ação educativa foi desenvolvida com aproximadamente 280 alunos da Escola Estadual Helena Panaelli Porto, com turmas do 2º ao 5º ano. “Nós procuramos a Secretaria de Saúde de Tupã, que prontamente veio à escola, olhou os ambientes, e nos propôs este trabalho. As crianças são muito curiosas nesta fase, muitos já relataram problemas com familiares, viram escorpiões em casa, em entidades que frequentam, por isso a nossa preocupação”.

As escolas públicas ou privadas interessadas em agendar ações educativas com o CCZ devem entrar em contato com a pasta pelo (14) 3404-2200.

Com o intuito de mobilizar a sociedade para ações de prevenção de acidentes, a Prefeitura de Tupã realizará também a Semana Estadual de Enfrentamento ao Escorpionismo. Dia 28 de agosto, Cláudio Cabello, engenheiro-agrônomo do Grupo de Vigilância Epidemiológica de Bauru; e Fábio Faria, desinsetizador da Coordenadoria de Controle de Doenças do Núcleo de Apoio às Operações Regionais de Marília (CCD-NAOR), realizarão um simpósio sobre o tema no município.

O evento voltado a profissionais de saúde, agentes públicos, profissionais da educação e a comunidade, será no Teatro Municipal “José Antônio Parra Gomes”, a partir das 9h30.

“O objetivo é divulgar amplamente o tema, porque a picada do Escorpião Amarelo (Tityus serrulatus), espécie com maior incidência de acidente ou aparecimento em nossa região, pode ter consequências graves. Temos que salientar que a vítima deve ser levada ao Pronto Socorro da Santa Casa. Lá será avaliado se há necessidade de administração do soro antiescorpiônico”, lembra o secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi.