Saúde - Sexta-feira, 25 de Agosto de 2023

Santa Casa mantém rede de doação de leite materno de puérperas

Doações são realizadas através do trabalho do Banco de Leite do hospital

Com a Campanha Agosto Dourado, que dá ênfase a importância do aleitamento materno, a Secretaria Municipal de Saúde ressalta os serviços públicos de Tupã que orientam e dão assistência às mães após o nascimento de seus filhos. Dentre os serviços oferecidos, a Pasta aponta o trabalho de coleta e doação de leite humano, realizado pelo Banco de Leite da Santa Casa de Misericórdia de Tupã.

O Banco tem como objetivo orientar mães sobre a necessidade da doação de leite materno, visto que muitas mulheres não produzem o leite para alimentarem seus bebês após o nascimento. Para isso, o Banco conta com a nutricionista Luciana Marandola, que realiza os trabalhos de orientação na maternidade da Santa Casa, convidando as mães para participarem da rede de mulheres doadoras.

Ao sinalizar a vontade de ser doadora, o Banco de Leite orienta sobre o exame sorológico necessário para apontar a saúde da mulher e evitar que qualquer doença seja transmitida aos bebês através da ingestão do leite. O exame, realizado pelo próprio hospital, é gratuito e pode apontar a presença de doenças como sífilis, HIV, Hepatite B e C.

Após a doação, o leite passa por um processo de pasteurização no próprio hospital, com rigoroso controle de qualidade e segue para armazenamento. Isso permite que ele seja distribuído aos bebês, contribuindo para a nutrição, saúde e diminuição de casos de morbimortalidade.

“Atualmente o Banco conta com 10 doadoras de Tupã, que fazem a retirada do leite materno e reservam em casa até o dia de retirada, que é uma vez por semana. A quantidade de leite doado por cada mulher é variada, indo de 400 ml até 8 litros por semana em alguns casos extraordinários. O leite humano é um alimento completo aos bebês e a sua doação é um ato de solidariedade que pode salvar vidas, especialmente dos prematuros. Cada gota vale muito”, disse a nutricionista Luciana.

Além do trabalho realizado na maternidade convidando as mulheres para serem parte da rede, a instituição informa que as mulheres que têm vontade de serem doadoras podem entrar em contato com o hospital, basta ligar no telefone (14) 3404-5555 e informar o desejo.

A doadora Aline Rodrigues de Lima, contou sobre o trabalho realizado pela nutricionista do Banco e da importância da doação do leite humano para as crianças. “Quando cheguei em casa após o parto, eu percebi que estava produzindo bastante leite e entrei em contato com a Luciana, que me passou todas as orientações e já trouxe os potinhos para eu ir reservando o leite. Desde a terceira semana de vida da minha filha eu passei a ser doadora. Pra mim é muito importante e eu fico muito feliz, porque eu vejo o quanto a minha filha se desenvolve e cresce por conta do leite materno, e poder ajudar outras mães e garantirem que os seus filhos tenham o mesmo benefício que a minha é muito gratificante”, ressaltou.

Segundo dados do Banco, além de atender as demandas de Tupã, o Banco de Leite da Santa Casa auxilia a cidade de Marília quando necessário.

Para o secretário municipal de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, a união de todos os trabalhos realizados em Tupã para o apoio de gestantes e puérperas são de extrema importância.

“Desde a gestação até após o nascimento do bebê, Tupã tem uma rede de apoio muito bem estruturada para dar atenção às mães e aos seus filhos. Temos os serviços da Prefeitura e da Santa Casa, que juntos trabalham para que essas mulheres passem pelos processos da gestação, amamentação, etc, de forma tranquila e segura. Parabenizo todo o trabalho do Banco de Leite da Santa Casa que realiza diariamente um trabalho tão bonito e importante para toda a cidade”, parabenizou.

Agosto Dourado 2023

Em apoio ao aleitamento materno o Ministério da Saúde lançou a campanha do Agosto Dourado 2023 com o tema “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”.  Em seu site oficial (www.gov.br/saude) o Ministério aponta diversos temas sobre a amamentação, incluindo a importância da doação do leite materno.

O Brasil possui a maior e mais complexa Rede de Bancos de Leite Humano (RBLH) do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo modelo para a cooperação internacional em mais de 20 países das Américas, Europa e África, estabelecida por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

O Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz criaram a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RBLH-BR) em 1998 com a missão de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, coletar e distribuir leite humano com qualidade certificada e contribuir para a diminuição da mortalidade infantil.