Saúde - Quinta-feira, 19 de Outubro de 2023

Prefeitura mantém parceria com o Butantan no estudo sobre os escorpiões

Departamento de Vigilância em Saúde e CCZ entregaram mais 200 amostras ao Instituto

Prefeitura mantém parceria com o Butantan no estudo sobre os escorpiões

Para auxiliar nos estudos sobre os escorpiões e seu veneno, o Departamento de Vigilância em Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses de Tupã, continua a parceria com o Instituto Butantan no fornecimento de amostras do animal.

Recentemente o Departamento fez a entrega de mais 200 amostras de escorpiões capturados no município. Segundo informações, a captura dos animais é realizada em pontos estratégicos da cidade e especificamente no período noturno como, por exemplo, nos cemitérios do município.

Segundo o Departamento, a parceria foi firmada com o objetivo de ampliar os estudos sobre o escorpião e extrair seu veneno para a produção do soro antiescorpiônico, que auxilia no tratamento em situações de acidentes com o animal.

Para a realização da entrega, o Instituto Butantan disponibiliza material para que as equipes do Departamento responsável de cada cidade parceira possam transferir os animais da maneira correta.

É informado aos parceiros que é preferível que os animais sejam transferidos vivos até o Butantan, e que ao fazer a doação, é importante fornecer o máximo de informações possíveis sobre a coleta dos animais, como a localização detalhada e a data de captura. O Butantan emite um comprovante de entrega contendo a identificação do animal e informações sobre sua periculosidade.

Além dos escorpiões, o Instituto recebe outros animais como serpentes, aranhas, lacraias, carrapatos e insetos, que são destinados a Laboratórios de Pesquisa do Instituto Butantan e outras instituições para pesquisas diversas; para Exposição no Museu Biológico e Serpentário; para Coleções zoológicas, didáticas e banco de tecidos; para manutenção em cativeiro para obtenção dos venenos utilizados na produção dos soros antiofídico e antiaracnídico (serpentes e aranhas); e para quarentena para extração de cerdas utilizadas na produção do soro antilonômico (lagartas Lonomia obliqua).

A diretora do departamento de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha, informou que a parceria com o Instituto Butantan traz inúmeros benefícios para todos, pois, além dos estudos avançados sobre o animal e a extração do veneno para a criação do soro, as equipes ampliam seus trabalhos na captura dos animais.

“Aqui em Tupã temos uma equipe preparada para orientar a população sobre os riscos de acidente com escorpiões e sobre como evitar que esses animais se alojem nas residências. A equipe também é responsável pela busca e captura desses animais nas casas quando solicitada, evitando assim que os moradores corram riscos na tentativa de coletar o animal. O CCZ esta à disposição de todos, e os interessados podem procurar o Centro pelo telefone (14) 3404-2202”, informou.

O médico e secretário municipal de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, ainda ressaltou que a cautela ao encontrar algum desses animais na residência é fundamental, visto que o escorpião é altamente perigoso quando se sente ameaçado.

“A prevenção é a chave para evitar que esses animais se alojem nas casas. Pedimos a colaboração de todos, mantendo suas residências livres de acúmulos de lixos orgânicos e materiais de construção, e também informando sobre terrenos e casas abandonadas que possam estar ajudando na proliferação deste animal na área”, pediu.

Atendimentos médicos

A picada do escorpião causa dor imediata, podendo irradiar para o membro e ser acompanhada de adormecimento, vermelhidão e suor. Entre os sintomas mais comuns estão: agitação, tremores, náuseas, vômitos, salivação excessiva, dentre outros mais graves. Quanto maior o tempo até o socorro médico, maior o índice de complicações e óbito.

Em Tupã, o Departamento de Vigilância em Saúde reforça que, em caso de acidente com escorpião, a pessoa deve procurar imediatamente o Pronto Socorro da Santa Casa II (antigo Hospital São Francisco), localizado na Rua Coroados, 776.

Orientações e cuidados

Deixar as lixeiras fechadas;

Colocar telas ou tampar ralos dos quintais, pias e tanques;

Não acumular folhas e sobras de construção;

Proteger ou vedar as frestas das portas, janelas e muros;

Evitar deixar brinquedos e roupas no chão;

Observar e agitar roupas e calçados antes de usar.