Planejamento e Infraestrutura - Sexta-feira, 27 de Outubro de 2023

Espaço de lazer jardins Aoki/Morumbi será inaugurado nesta sexta-feira

O novo espaço possui área de lazer, esporte, bosque e pomar

Os Jardins Morumbi e Aoki, na zona Norte de Tupã, contarão a partir desta sexta-feira, dia 27, com uma área de quase 6 mil metros quadrados de praça, compreendendo uma série de equipamentos de esportes e lazer. Tem também bosque e até pomar. A inauguração será às 19h.

No terreno, formado por um quarteirão, foi possível equipá-lo com passeio em concreto; 1.700 metros quadrados, pista de Pump Truck; 431 metros quadrados, playground;  329 metros quadrados, campo de futebol; 522 metros quadrados, bosque; 1.604 metros quadrados e área livre; 1.322 metros quadrados. No local também tem arquibancadas, pergolado, paisagismo, e tanque de areia, espaços estes contemplados com iluminação de led.

O projeto de implantação desta praça surgiu após uma indicação do vereador Israel Veloso — Tutu, que atendeu a demanda apresentada por moradores daquela região para aproveitamento de um terreno público sem uso. Ele buscou os recursos necessários junto ao então deputado estadual Fernando Cury, no montante de R$ 500 mil. A Prefeitura entrou com uma contrapartida de mais de R$ 100 mil.

“Precisamos de vereadores com essa visão, com ideias que significam solução para os problemas dos munícipes. Mais que isso, que também ajudem a viabilizar recursos para auxiliar o município em suas necessidades. Neste caso, é uma praça nova, com toda infraestrutura suficiente para permitir que as famílias possam frequentar um ambiente saudável para o lazer, pratica esportiva e de contemplação”, pontuou o prefeito Caio Aoqui.

De acordo com "Tutu", a construção da praça é um pedido dos moradores que careciam de ambientes que proporcionassem momentos de convivência entre crianças, jovens, adultos e idosos. Além de ser um local de descontração, a praça pública proporcionará mais um ponto para a prática de atividades físicas no município.

"Recebemos o pedido de construção da praça no Jardim Morumbi da própria comunidade. No entanto, essa solicitação visa atender não somente os moradores dos bairros circunvizinhos, mas todos os munícipes, pois além de embelezar a cidade e valorizar o patrimônio dos moradores, Tupã ganha mais um local adequado para a prática de atividades físicas”, disse o parlamentar.

De acordo com o secretário de Planejamento e Infraestrutura, Valentim Bigeschi, a primeira pista de PumpTrack de Tupã tem percurso com lombadas para esportes de velocidade com bicicleta, skate, patins ou patinete. A praça dos Jardins Morumbi e Aoki está localizada entre as ruas prof. Enedina Botteon e Aimorés.

Outro benefício da manutenção de espaços com mais vegetação, como a praça que será inaugurada nesta sexta-feira, é a preservação da permeabilidade do solo, pois há maior absorção hídrica e drenagem das chuvas, assim como as árvores atuam na absorção e dissipação do calor.