Planejamento e Infraestrutura - Quinta-feira, 16 de Novembro de 2023

Tupã inaugura primeira ciclofaixa e uma nova pista de caminhada

Espaços são preparados para a prática esportiva amadora e profissional

Numa solenidade repleta de emoção, a Prefeitura de Tupã inaugurou quarta-feira, 15, a primeira ciclofaixa do município e uma pista de caminhada com luzes de LED. Os espaços levam, respectivamente, os nomes de Oswaldo Dias — Simonal e Osvalmir Melatti Carrasco.

“O novo Parque Linear na Avenida Marechal do Ar Eduardo Gomes tem faixa exclusiva para ciclistas de 1.500 metros de extensão; e um passeio para pedestres, com academia ao ar livre e posteamento eficiente. Sua iluminação é bastante uniforme, permitindo a circulação segura de pessoas no período noturno”, declarou o secretário de Planejamento e Infraestrutura, Valentim Bigeschi.

A ciclofaixa “Oswaldo Dias — Simonal”, implantada para uso exclusivo de ciclistas, tem circuito total de 3 km. Pensando na prevenção de acidentes, além de ser sinalizada em vermelho, a via permite velocidade de até 50 km/h, possui tachões ‘olhos-de-gato’ e faixas de balizamento que impedem a ultrapassagem de veículos, tornado o trânsito no trecho mais seguro.

Representando os ciclistas de alta-performance, Marciel Barbosa da Silva parabenizou a administração pública pela entrega oficial desta pista, que já vem sendo utilizada por praticantes da modalidade. “Muitos caminhões passam por aqui, então vai beneficiar em termos de segurança tanto a nossa classe esportiva, quanto quem pratica atividade física pelo bem-estar. Em nome das equipes de Tupã e região, obrigado ao prefeito Caio Aoqui”.

O nome da primeira ciclofaixa de Tupã homenageia Oswaldo Dias — Simonal, um pioneiro do ciclismo tupãense, e também exibe um monumento enaltecendo a força do ciclismo.

“A gente fica muito feliz porque meu pai foi um grande esportista, sempre andando de bicicleta nas praças, incentivando as pessoas a praticarem atividade física, foi uma pessoa que sempre buscou saúde e qualidade de vida. Quem teve a chance de conhecer, sabe o esportista que ele foi para Tupã e região, até participou da São Silvestre. Ele tinha o esporte na veia. Por isso, a gente fica muito feliz e emocionados por ver essa ciclovia com o nome do meu pai”, destacou a filha Mirela Dias.

O evento teve ainda a participação do ex-deputado estadual, Reinaldo Alguz, responsável por intermediar a destinação do recurso aproximado de R$ 800 mil para implantação do Parque Linear, área que contempla a ciclofaixa e a pista de caminhada, sendo fruto de um convênio com a Caixa Econômica Federal. Assim como a presença do ex-prefeito Ricardo Raimundo e do ex-vereador Antonio Carlos Meirelles.

Sobre a articulação e engajamento de diferentes segmentos do poder público para finalização do projeto, o prefeito Caio Aoqui agradeceu aos vereadores Marcos Gasparetto (presidente da Câmara Municipal) e Augusto Fresneda Torres — Ninha, pela indicação de obras de recreação e esporte que atendem ao Plano de Mobilidade Urbana; e ao vereador Israel Veloso — Tutu, por sugerir o nome do Carrasquinho para a pista de caminhada. “Essa é 13ª obra que entregamos nos últimos 160 dias, e seguimos com esse trabalho de conclusão e revitalização de vários espaços em benefício da nossa população”.

Osvalmir Melatti Carrasco, o Carrasquinho, deixou saudades na família, que recebeu na solenidade uma réplica da placa agora instalada no monumento “Eu Amo Caminhar”. A filha dele, Daniele Carrasco Oliveira, conta que a homenagem póstuma é muito gratificante e traz felicidade em meio à dor da perda. “Todo mundo sabe que ele sempre amou Tupã, lutou por Tupã, gostava demais da cidade, então é uma satisfação poder receber essa homenagem. A nossa família vem de algumas perdas, dói bastante para o meu filho que convivia com ele, a gente sentirá muita falta sempre”.

O Parque Linear é a primeira etapa de um pacote de obras para ampliação da Mobilidade Urbana do município. A próxima fase prevê criação de uma ciclovia entre a   rotatória de acesso à Represa do 7 de Setembro e o trevo do aeroporto de Tupã, na vicinal que interliga o município à Arco-íris (SP).

A Prefeitura de Tupã já deu início às obras da ciclovia que partirá do lado esquerdo da rua Estados Unidos, saindo do cruzamento com a rua Brasil (próximo à Praça da Imigração Japonesa), até a rua Henrique Turner Filho (altura da CEAGESP). A meta é formar futuramente uma malha ciclística, por toda fronteira urbana de Tupã.

Além da família dos homenageados, dos ciclistas e moradores da região, o evento também contou com a presença da primeira secretária da Mesa Diretora da Câmara Municipal, vereadora professora Cris Vicente.