Planejamento e Infraestrutura - Quinta-feira, 28 de Dezembro de 2023

Tupã recebe máquinas de demarcação viária do programa Respeito à Vida

Subsecretaria de Trânsito capacitará equipes para utilizarem os novos maquinários

Tupã recebe máquinas de demarcação viária do programa Respeito à Vida

A Prefeitura, por meio da Subsecretaria Municipal de Segurança e Trânsito, recebeu duas máquinas de demarcação viária do programa Respeito à Vida, coordenado pelo Detran-SP. A Subsecretaria fornecerá capacitação aos funcionários, visando a utilização adequada dos novos equipamentos.

Segundo informações, o programa Respeito à Vida foi criado para atuar na viabilização de ações com foco na redução de acidentes e fatalidades de trânsito. Com o poder público, o programa promove convênios para a realização de intervenções de engenharia e ações de educação e fiscalização.

Em 2023 o Respeito à Vida investiu mais de R$ 302 milhões, proveniente das multas de trânsito, em iniciativas voltadas à prevenção de acidentes e à sinalização em municípios paulistas. Apenas com a aquisição de máquinas de pintura viária estão sendo investidos mais de R$ 5 milhões em todo o estado.

O Subsecretário de Segurança e Trânsito, Renato Gonzales, explicou que a vinda dos maquinários agilizará ainda mais os trabalhos das equipes de pintura, e que o serviços poderá ser realizado em mais pontos da cidade no mesmo dia.

“Cada máquina tem um investimento de R$ 28 mil, pois se trata de máquinas que realizam diversos serviços de sinalização, como faixa de trânsito, faixa de pedestre, lombada, faixa elevada, faixa contínua, faixa seccionada e até mesmo pintura com gabarito, como faixa de pare e outras”, explicou.

Para o prefeito Caio Aoqui a parceria da Prefeitura de Tupã com o Respeito à Vida é uma forma de melhorar cada vez mais o trânsito no município e oferecer dispositivos de viários que ajudem pedestres e motoristas a seguir corretamente cada lei.

“Todo o dinheiro usado pelo programa para melhorar as vias de mais de 600 municípios do Estado vem do pagamento de multas, e não há forma melhor de investir esse dinheiro a não ser em ações que previnam acidentes. Aqui em Tupã temos trabalhado diariamente, junto à população, para que nosso trânsito esteja cada dia mais seguro e tranquilo, e com a ajuda nos investimentos de maquinários vamos conseguir ainda mais rápido. Quero agradecer toda a equipe do Trânsito por fazerem um trabalho cada dia melhor e por protegerem a nossa população nas vias do município”, agradeceu.