Educação - Quarta-feira, 06 de Março de 2024

Iniciada 3ª Etapa do curso de Capacitação para o esporte paraolímpico

Formação é voltada aos educadores e universitários da área da Educação Física

Foi iniciada nesta terça-feira (5) a 3ª Etapa do Curso de Capacitação Técnica gratuita paraolímpica no município de Tupã para 100 profissionais e estudantes da área da Educação Física. A capacitação vai até o dia 8 de março, das 8h às 18h, com módulos teóricos e práticos.

O projeto é das Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esportes. O programa de Desenvolvimento Paralímpico já certificou mais de 6.900 educadores e estudantes oriundos de mais de 300 municípios.

O Programa de Desenvolvimento Paralímpico prevê quatro dias de atividades, e apresenta 8 modalidades divididas em duas grades (50 vagas por grade).

O participante escolheu a cada dia entre: Grade 1 - atletismo, badminton, halterofilismo, e futebol de cegos; ou Grade 2 - judô, tênis de mesa, voleibol sentado, e natação.

Para realizar o curso “Movimento Paralímpico: Fundamentos Básicos do Esporte” é necessário ser:

• Professor de Educação Física com comprovação por meio do CREF ou Diploma, ou;

• Estudante de Educação Física do último ano de graduação (obrigatório apresentar comprovante de matrícula), ou;

• Professor da rede pública ou privada de ensino não formado em Educação Física, mas que trabalha conteúdo esportivo, mediante comprovação das aulas ministradas.

Conforme o secretário de Educação, Cultura e Esportes, professor Valdir Berti, responsável pelo gerenciamento do curso em Tupã, esta iniciativa tem apoio do Centro Paralímpico Brasileiro. Além de resultar de uma parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo.

“Ao recebermos esta capacitação, nosso município participa de um movimento de estruturação do paradesporto em São Paulo. Este conhecimento está sendo descentralizado, ou seja, levado a todas as regiões do estado, buscando tornar nosso esporte mais forte e inclusivo”, explicou ele, lembrando da iniciativa do vereador Paulo Cesar Soares, o “Paulo da Farmácia”, que sugeriu o curso de capacitação.

“Foi gratificante ver que muitos profissionais abraçaram essa causa e compareceram nesta etapa. Como representante da população, meu papel é buscar por eventos como este, que trazem conhecimento, união, e dão a oportunidade para profissionais da área continuarem se especializando. Agradeço ao prefeito Caio Aoqui e ao professor Valdir Berti por sempre abraçarem as iniciativas”, agradeceu.

Os educadores inscritos receberão certificado de conclusão de curso conforme as modalidades e horas executadas.

Além do secretário de Educação, Cultura e Esportes, Valdir Berti e o vereador Paulo da Farmácia, prestigiaram a abertura do evento, o prefeito Caio Aoqui, o presidente da Câmara, Marcos Gasparetto, Adib Miguel Sapag, representando a Secretaria de Estado de Esportes; Samira Pessoa, representando a Secretaria de Estado dos Direitos das Pessoas com Deficiência, e Teresa Auxiliadora Ignácio, representando a dirigente Regional de Ensino.

Em sua quarta fase o projeto realizará 36 etapas na capital e nas oito regiões esportivas do Estado de São Paulo.