Educação - Sexta-feira, 22 de Março de 2024

Tupã oferece mais de 30 modalidades na educação integral

Sistema implantado na rede municipal de Tupã beneficia mais de 3 mil estudantes

A Prefeitura de Tupã está investindo em média 30% de seu orçamento na Educação, superando os 25% previstos pela Constituição. A implantação do Programa de Ensino Integral (PEI) é uma prioridade da atual gestão, por isso, aproximadamente 3 mil estudantes da rede municipal já têm carga horária letiva de 40 horas semanais.

Para ser possível diversificar a matriz curricular, são mais de 30 modalidades voltadas ao desenvolvimento humano e à aprendizagem, que ultrapassam as disciplinas regulares de língua portuguesa, matemática e ciências, por exemplo.

Essa jornada ampliada está implantada em cinco escolas: EMEIEF Governador Mário Covas; EMEIEF prof. Sônia Maria Gomes Jerônimo; EMEIEF Prof. José Maris; EMEF Prof. João Geraldo Iori; e EMEIEF Prof. Thiago Alves da Silva Leandro.

Além disso, as nove creches-escolas também estão na jornada escolar estendida de 8 horas, com a atuação de professoras e ADIs (Auxiliares de Desenvolvimento Infantil), e cumprimento do mesmo calendário das escolas.

Em todas as creches-escolas: Irene Fontana Bueno, Manuel Campos Ruiz, Soledad Sanches Modelli, Soledad Casa, Cinthia dos Reis Oliveira, Almerinda R. Souza Leão, Irene Resina, Laura Maria Sousa, José Mário P. Ribeiro; os bebês vivenciam uma programação de atividades voltadas ao cuidado e ao estímulo didático, fundamentados na importância do brincar, com momentos de higiene, alimentação, repouso, recreação, e contação de histórias.

O secretário de Educação, Cultura e Esporte, professor Valdir Berti, afirma que a formação plena segue as competências gerais previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular). “O ensino deve estar focado na integralidade do indivíduo, ou seja, abranger várias áreas do conhecimento, promover o pensamento crítico, a criatividade, a autonomia, a comunicação, a cultura digital, e muitas outras habilidades”, explica.

Algumas turmas do ensino fundamental realizam oficinas no CEI (Centro de Ensino Integral) ou em NUTIs (Núcleos de Tempo Integral), criados pela administração pública em 2022, a fim de unificar os polos do antigo projeto de Segundo Turno (conforme tabela abaixo). Enquanto todas as salas da educação infantil permanecem nas próprias unidades. Entre as atividades de contraturno realizadas em Tupã estão:

• Brincar e Aprender
  • Brinquedos e Brincadeiras
  • Canto e coral
  • Ciências, saúde e meio ambiente
  • Cor, Arte e Magia
  • Culinária
  • Dança
  • Empreendedorismo
  • Era uma vez...
  • Esporte e recreação
  • Expressão corporal
  • Faça Você Mesmo
  • Fanfarra
  • Flauta
  • Informática Educativa
  • Inglês
  • Jogos Educacionais
  • Judô
  • Linguagem e tecnologia
  • Meu corpo canta
  • Musicalização
  • Natação
  • Oficina literária
  • Orientação de estudo (reforço)
  • Percussão
  • Ritmo e dança
  • Robótica
  • Socioemocional
  • Sustentabilidade
  • Violão

Atividades de Tempo Integral

Turma/ Ano

EMEIEF Governador Mário Covas

CEI

Infantil: Pré I e Pré II

Fundamental: do 1º ao 3º ano

CEI ou NUTI Izilda de Freitas Alves (Fepasa)

Fundamental: 4º e 5º ano

EMEIEF prof. Sônia Maria Gomes Jerônimo

Bloco Anexo (NUTI Unesp)

Pré I, Pré II e 1° ano

EMEIEF Prof. José Maris

Pré I, Pré II e 1 ano

EMEF Prof. João Geraldo Iori

1º ao 5º ano

EMEIEF Prof. Thiago Alves da Silva Leandro

Infantil: Pré I e Pré II

NUTI Casa do Garoto ou CEI

Fundamental: 1º ao 5º ano

Segundo o prefeito Caio Aoqui, o trabalho não pode parar, e a meta é levar o programa para todas as escolas da rede. Apenas quatro escolas da cidade estão fora do PEI – além das unidades dos distritos de Parnaso e Universo.

No entanto, com a construção de um complexo educacional na zona Oeste de Tupã já será possível atender em breve a EMEIEF Nossa Senhora de Fátima e a EMEF Prof. Odinir Magnani.

“Estamos revolucionando o sistema educacional do município. Por meio da aquisição de livros, materiais esportivos, novos ônibus e mobiliário apropriado, assegurando com isso a estrutura pedagógica e a logística necessárias para o andamento das aulas. E ainda concedemos reajuste salarial aos professores, construímos e reformamos nossas escolas, e ampliamos a Cozinha Piloto ‘Maria Luiza Grassio dos Santos’, que hoje produz cerca de 50 mil pratos por semana”, declara.

Diariamente, os estudantes de 4 a 12 anos têm três refeições (café da manhã, almoço e lanche da tarde), servidos no momento em que estão na escola ou no NUTI. Com uma alimentação balanceada e planejada por nutricionistas, os pequenos de 0 a 3 anos têm das 7h30 às 18h, café da manhã, almoço, três pequenos lanches e jantar.

Por fim, vale ressaltar que todas as unidades escolares foram revitalizadas. A Prefeitura de Tupã investiu na manutenção das escolas e inclusive das creches-escolas, com o objetivo de dar aos alunos o conforto e a qualidade merecidos.