Meio Ambiente - Terça-feira, 11 de Julho de 2017

Culturas japonesa e brasileira se unem no tradicional Undokai

Foi realizado no último domingo (9);* mais uma edição da tradicional festividade esportiva da comunidade nipo-brasileira. O Undokai;* organizada pela ACERT (Associação Cultural Esportiva e Recreativa de Tupã) com o apoio da Prefeitura;* reuniu cerca de 500 pessoas em diversas atividades esportivas.

Durante o evento;* famílias de descendentes e de interessados na cultura japonesa se reuniram para um dia inteiro de gincanas ao ar livre;* promovendo a integração entre os participantes;* o espírito esportivo;* a atividade física e o lazer. A gincana contou com a presença dos vereadores Eduardo “Shigueru Edamitsu;* Alexandre Scombatti e Meireles;* que estiveram representando a Câmara dos Vereadores;* além de Marco Rezende;* assessor do deputado federal Walter Ihoshi e empresários

De acordo com o organizador do evento e também presidente da Acert;* Newton Yoshiro Takahara;* o evento contou com mais de 10 provas para pessoas de todas as idades;* de crianças a idosos;* com premiação simbólica aos participantes.

Além disso;* o evento também contou com os serviços do baiten (bar);* onde foi servido o udon;* prato típico da culinária japonesa; além de espetinho;* pastel;* sorvete;* refrigerante;* água e cerveja. “Embora seja uma tradição japonesa;* a gincana é e sempre foi aberta a todos e também ao público de todas as idades;* reunindo divertidas modalidades de brincadeiras e provas como a ‘corrida com tamanco’;* ‘descascar laranjas’;* ‘pegar feijão com hashi’;* entre outras modalidades que agradam de crianças a idosos. Além disso;* qualquer pessoa pode participar”;* disse Takahara.

Ele ressaltou ainda que o Undokai é uma tradição do Japão antigo que surgiu após o ano agrícola para celebrar a boa safra. Os agricultores se reuniam para festejar a colheita;* realizando brincadeiras e gincanas que acabaram se transformando em tradição ao longo dos anos. “Esse é um costume que o país;* apesar de todos os avanços tecnológicos e da modernidade vivida pela sua sociedade;* não permitiu morrer;* ainda que em terras distantes e de costumes tão diferentes;* como o Brasil”;* comentou.

Para o vice-prefeito e secretário de Cultura;* Caio Aoqui;* a tradicional gincana Undokai além de mostrar o melhor da comunidade nipo-brasileira visa também promover a convivência e a confraternização entre crianças;* jovens;* adultos e idosos.

“O Undokai representa um dia de confraternização entre as famílias e mantém vivos a tradição e os costumes da cultura japonesa. O Undokai é considerado um dos eventos mais importantes da ACERT e fico muito feliz em poder participar desse evento que marca a nossa tradição”;* informou.

O representante do deputado Walter Ihoshi;* também elogiou o Undokai e aproveitou a oportunidade para parabenizar a atual gestão;* que vem mostrando seriedade na realização dos eventos em Tupã. “Em pedido do deputado Walter Ihoshi;* gostaria de parabenizar a todos pela organização desse maravilhoso evento e a todos que estão envolvidos nesse Undokai;* é muito bonito ver uma gestão tão nova dar sequência a uma tradição. Também gostaria de parabenizar o Ricardo Raymundo e o Caio Aoqui;* pela seriedade e trabalho que veem empenhando na atual administração;* um trabalho bonito;* de respeito pela população tupãense. Também gostaria de parabenizar os vereadores Meireles e o Eduardo Edamitsu;* que estão sempre muito empenhados e a todos os outros colaboradores que tornam essa gestão a mais importante da história de Tupã”;* disse.

Já o prefeito Ricardo Raymundo;* que também esteve presente e participou das gincanas junto com as crianças;* elogiou a organização do evento e falou ainda sobre as festividades tradicionais realizadas durante o fim de semana.

“Esse fim de semana foi repleto de eventos culturais em Tupã;* onde pudemos mostrar o melhor na cultura oriental e tropeira também;* promovida da Romaria Tropeira. O Undokai exibe o que existe de melhor na tradição japonesa;* o espírito de cooperação”;* definiu.

O prefeito destacou ainda a característica da festividade;* que visa atuar como uma união de culturas;* além de pregar o respeito em relação aos idosos e crianças;* mostrando através de brincadeiras a admiração devido aos costumes tradicionais da cultura japonesa.

“A festa não é somente confraternização da colônia para os seus convidados;* mas a possibilidade de unir culturas;* pessoas de diferentes idades;* credos e posição social;* que;* neste dia;* são todos imbuídos do espírito do esporte e da união”;* finalizou.