Meio Ambiente - Terça-feira, 26 de Março de 2024

Alunos da rede pública participaram de atividades de educação ambiental

Ação foi mobilizada pela Secretaria e Meio Ambiente em parceria com a Sabesp

Em comemoração ao Dia Internacional da Água, celebrado no dia 22 de março, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Sabesp, realizou a soltura de peixes recém-nascidos e o plantio de árvores na Fazenda Palma, no Distrito de Varpa.

A ação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, da Associação de Moradores de Varpa, da diretoria da Palma e do SESI. Participaram alunos das escolas municipais João Geraldo Iori, Nossa Senhora de Fátima e da escola estadual João Brediks.

Os estudantes e autoridades realizaram o plantio de árvores e a soltura de 2.500 peixes recém-nascidos em córrego que deságua no Rio do Peixe.

O prefeito Caio Aoqui lembrou sobre a importância de preservar o meio ambiente como forma de garantir o abastecimento de água potável para a sociedade e contribuir na geração de emprego e renda, através do turismo rural praticado na Fazenda Palma e no distrito de Varpa.

“Quem vive numa cidade 300% como Tupã – com 100% de água para consumo em sua residência, 100% de esgoto coletado e 100% de esgoto tratado, nem sempre reconhece o quanto isso significa para a qualidade de vida da população – que repercute na saúde e na redução da mortalidade infantil. Só quem não tem ou quando falta é que sentimos o quanto é necessário para nossa sobrevivência. E a Sabesp tem papel fundamental neste processo que tornou o município uma cidade de primeiro mundo no que diz respeito a saneamento básico”, considerou.

O gerente de Departamento Regional da Sabesp, Fábio Ribeiro Nunes, ratificou o compromisso da estatal nas parcerias com a Prefeitura de Tupã e a sociedade, através da Divisional local, gerenciada por Sérgio de Barros.

Os secretários de Meio Ambiente e de Educação, Israel Velloso da Silva Neto, o “Tutu” e o professor Valdir Berti, respectivamente apontaram que as atividades desenvolvidas tiveram por objetivo despertar a “consciência ecológica sobre a necessidade de preservar o meio ambiente, através da educação ambiental”.

Como o Rio do Peixe faz divisa com Quatá, autoridades do município vizinho também prestigiaram as comemorações sobre o Dia Mundial da Água. O vice-prefeito Marcio Bidóia, representou o chefe do Executivo quataense, Marcelo de Souza Péchio.