Meio Ambiente - Quinta-feira, 01 de Fevereiro de 2024

Prefeitura planta mais de 200 mudas no bosque do Solar Luiz de Souza Leão

Plantio foi realizado por equipes da Subsecretaria de Cultura e Secretaria do Meio Ambiente

Prefeitura planta mais de 200 mudas no bosque do Solar Luiz de Souza Leão

O Solar Luiz de Souza Leão recebeu na última semana o plantio de mais de 200 mudas de árvores. A ação, realizada por equipes da Subsecretaria Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foi uma parceria que buscou manter o local conservado.

No espaço foram colocadas mudas de plantas nativas produzidas pelo Viveiro Municipal, além de mudas frutíferas como Amora, Goiaba, Pitanga, Cajá, Manga, Abacate, Pinha, Acerola, Cajá-manga, Fruta do Conde, Tamarindo, Araçá, Jaracatiá, Ingá, Romã, Mangostão e outras.

Segundo informações, para embelezar ainda mais o espaço, a segunda etapa da ação ambiental será a colocação de Orquídeas na parte da frente do Bosque, onde a população também poderá contribuir com a doação da planta ornamental.

O subsecretário de Cultura, Luis Carlos Sanches, ainda acrescentou que, com os novos plantios, o espaço ficará ainda mais acolhedor, e que a Prefeitura já está replanejando novos horários de abertura do Solar para que mais pessoas possam conhecer o espaço.

“Este bosque sempre foi um desejo do Luis de Souza Leão, fundador da nossa cidade e antigo dono deste espaço. E agora a Prefeitura tem essa responsabilidade de manter a casa e o bosque, para que todas as pessoas possam conhecer um pouco de sua história. Além disso, o prédio do museu também agora abriga as instalações da Casa do Artesão, recém inaugurada na nossa cidade, e que também será embelezada com esse lindo bosque que esta cada vez mais preenchida com árvores e flores”, enfatizou.

O Secretário de Meio Ambiente, Israel Veloso, ainda ressaltou que o trabalho do plantio de árvores é recorrente entre as equipes da Pasta, mas que esse trabalho no bosque foi especial.

“É um ponto turístico muito importante para a história de Tupã, e que há anos a Prefeitura vem preservando. Além de toda a casa do fundador estar em condições apresentáveis, precisamos manter o bosque limpo, bonito e com as árvores bem cuidadas. É lindo poder entrar no museu e passar por esse espaço verde e vasto, com tantas espécies de plantas diferentes”, disse.