Meio Ambiente - Terça-feira, 25 de Julho de 2017

Coleta seletiva recolhe 15 toneladas de lixo por dia

"

A coleta seletiva do lixo é uma iniciativa que auxilia na diminuição do impacto ambiental;* reduzindo o volume de lixo que seria destinado aos aterros sanitários.

Em Tupã;* o serviço funciona desde 2001 por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente;* que recolhe a média de 12 a 15 toneladas de lixo por dia;* sendo quatro caminhões para atender a demanda da cidade.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente;* Afonso Ponce Cabrera;* os caminhões da frota municipal que coletam o lixo reciclável passam uma vez por semana em cada bairroe também nos distritos de Varpa;* Parnaso e Universo. O material recolhido é enviado à COORETUP Cooperativa de Trabalho dos Recicladores de Tupã;* onde é feita uma triagem para separar o que pode ou não ser reciclado.

Os produtos que podem ser reutilizados passam por um processo de prensagem e por fim;* são comercializados com empresas que reutilizam para outros fins;* como a produção de novas embalagens de papelão e garrafas plásticas;* entre outros. O dinheiro arrecadado com a venda do material é destinado ao pagamento dos funcionários.

Segundo o secretário;* a coleta seletiva possui varias vantagens. “Separando o lixo orgânico do inorgânico;* podemos reaproveitar materiais;* como plástico;* vidro;* papel e metal;* além de ser matéria prima para outros produtos ou até mesmo fazendo com que as embalagens sejam reaproveitadas de vários modos”;* disse Afonso. “O material orgânico também pode ser reciclado. Neste caso;* o lixo pode ser usado como compostagem;* servindo assim;* como adubo para outros alimentos;* completando um ciclo de vida”;* completou.

Afonso Cabrera ressaltou ainda que a ajuda da população é fundamental para o funcionamento do trabalho de reciclagem;* pois o material descartado precisa estar limpo para ser reciclado. “O que ocorre muito nas residências é o descarte de lixos ainda com resíduos. O correto é sempre passar uma água no recipiente;* para o seu reaproveitamento. Caso haja lixo orgânico com inorgânico;* os materiais que poderiam ser reaproveitados serão perdidos pela sujeira dos outros lixos”;* finalizou.

Cronograma da coleta

SETOR

DIAS DA SEMANA

Segunda-feira

Zona Norte e Oeste

Terça-feira

Zona Sul

Quarta-feira

Zona Leste I (lado esquerdo)

Quinta-feira

Zona Leste II (lado direito) e Distritos

Sexta-feira

SEGUNDA – FEIRA > ZONA CENTRAL

TERÇA – FEIRA > ZONA NORTE E OESTE

Zona Norte: Jardim Ipiranga ;* Vila Frias ;* Vila Abarca ;* Jardim Cerejeiras ;* Jardim Rubiácea ;* Vila Barcelona ;* Vila Santa Terezinha ;* Vila Espanha ;* Vila Liberdade ;* Vila Brasília ;* Vila Arthur Fernandes ;* Vila Mariluz ;* Vila Santa Clara ;* Vila Giovanetti ;* Vila Siduro ;* Vila Jose Lemes Soares ;* Vila Munhoz ;* Vila Vitória ;* Vila Naibra ;* Vila Faut ;* Residencial Tupã ;* Jardim Aoki

Zona Oeste: Vila Alvorada ;* Jardim Nossa Senhora de Fátima ;* Parque Universitário ;* Vila Bandeirante ;* Vila Santa Helena ;* Vila Viaduto ;* Vila Aparecida ;* Vila Nova I e II ;* Jardim Guarujá ;* Vila Vargas ;* Jardim América ;* Vila São Paulo ;* Vila São Jorge ;* Vila Teixeira ;* Vila Servilha ;* Vila Santa Amália ;* Vila Aviação ;* Parque das Nações ;* Vila Santa Cecília ;* Núcleo Habitacional Augusto Rosin ;* Parque Industrial I

QUARTA – FEIRA > ZONA SUL

Jardim Guanabara;* Vila Santa Rita de Cássia;* Parque Tabajaras;* Vila Europa;* Vila das Indústrias;* Vila Independência;* Jardim Paulista;* Vila Inglesa;* Jardim Jaçanã;* FredyVille;* Parque Industrial I e II;* Condomínio Residencial Flamboyant;* Jardim Amambi.

Zona Leste da Cidade: Por ser a região mais populosa de Tupã foi dividida em duas partes;* onde a coleta seletiva será efetuada em dois dias da semana;* quinta e sexta-feira.

QUINTA – FEIRA > ZONA LESTE 1

Para quem sobe a Rua Marilia sentido Tupã/Parnaso;* a coleta Seletiva de Lixo será efetuada do lado ESQUERDO.

Vila Marabá ;* Vila São Jose ;* Parque Guaianazes ;* Parque Aliança ;* Parque Ibirapuera ;* Parque Maria Cristina ;*Parque São Pedro ;* Parque Dom Bosco ;* Vila Ricardo ;* Jardim Santo Antonio ;* Parque Ipiranga ;* Vila Lahoz ;* ParqueKenedy ;* ParqueIpanema ;* Jardim Santa Maria ;* Jardim Aritana ;* Jardim Itaipu ;* Jardim Apoema ;* Vila Romana ;* Conj. Hab. Ver. Joaquim R. Porto (Cohab II) ;* Vila Alto Sumaré ;* Jardim Unesp I e II ;* Cônego Eduardo Rebouças de Carvalho ;* Conj. Hab. Severino Fortunato da Silva ;* Conj. Hab. Dr. Walter Pimentel ;* Conj. Hab. Jose Maria Gonçalves Gameiro ;* Conj. Hab. Antonio Pereira Gaspar ;* Residencial Parque dos Sabias ;* Jardim Chácara Velini ;* Parque Carajás I e II

SEXTA – FEIRA > ZONA LESTE 2

Para quem sobe a Avenida Marilia sentido Tupã / Parnaso;* a coleta seletiva de Lixo será efetuada do lado DIREITO.

Vila Formosa ;* Vila Santa Inês ;* Vila Paraíso ;* Jardim Ideal ;* Parque Ipiranga ;* Parque Bela Vista ;* Parque Irajá ;*Vila Marajoara ;* Vila Americana;* Bela Vista ;* Delta Ville ;* Conj. Hab. Cinqüentenário ( Cohab I) ;* Jardim Cybelle ;* Santa Adélia ;* Vila Eldorado ;* Parque Residencial Casari ;* Conj. Hab. Ver. Antonio Caran ( CDHU) ;* Conj. Hab. Jose Feliciano e Varpa.

"