Meio Ambiente - Quinta-feira, 27 de Julho de 2017

Tupã sediou reunião que discutiu reativação da malha ferroviária

A prefeitura;* em parceria com a empresa Rumo Logística;* concessionária de malhas viárias do Estado de São Paulo;* realizou na última terça-feira;* 25;* um encontro com autoridades e prefeitos de Tupã e região.

O encontro discutiu a reativação de um ramal ferroviário que vai de Bauru à Panorama;* passa por Tupã e diversas outras cidades do Oeste Paulista. A intenção é fomentar o transporte de cargas;* diminuindo o custo e tornando a região competitiva com relação à exportação.

Durante o evento;* estiveram presentes o prefeito Ricardo Raymundo;* o vice-prefeito Caio Aoqui;* Deputado Estadual Reinaldo Alguz;* Deputado Federal Evandro Gussi;* o Diretor da Rumo Logística;* Emanuel Tavares;* vereadoresEduardo Edamitsu;* Meireles e Paulo Henrique Andrade;* os secretários municipais Afonso Cabrera;* Marcus Zanelato;* Mauro Guerra e Moacir Monari;* além de prefeitos e vereadores de diversas cidades da região;* como Adamantina;* Araçatuba;* Arco-Íris;* Avanhandava;*Bastos;* Clementina;* Echaporã;* Guaiambê;*Getulina;* Herculândia;* Iacri;* Inúbia Paulista ;*Marília;*Ocauçu;* Osvaldo Cruz;*Oriente;* Pompeia;* Paraguaçu Paulista;* Quintana e Rancharia.

O prefeito;* Ricardo Raymundo;* afirmou que o encontro foi uma oportunidade de mostrar o potencial de exportação da região. “Esse é um marco muito importante para a cidade;* a região também está se juntando e quebrando paradigmas e disputas. Temos que nos unir e mostrar a grandeza de nossa região;* aumentando a geração de emprego e favorecendo setor agrícola”;* afirmou Ricardo.

O diretor da empresa Rumo Logística;* Emanuel Tavares explicou queo transporte ferroviário traz benefícios relacionados à economia;* meio ambiente e desenvolvimento da cidade. “Temos visto o potencial desse ramal de Bauru desde que a Rumo assumiu a administração da concessão;* em abril de 2015”;* disse. “Agora a empresa propõe ao governo federal um novo investimento;* na ordem de 5 bilhões de reais. Essa proposta inclui a reativação de dois ramais: de Bauru a Panorama e Tupã;* e o ramal de Pradópolis”;* completou ele.

Também marcaram presença na reunião o deputado estadual Reinaldo Alguz e o deputado federal Evandro Gussi. De acordo com Reinaldo;* a retomada das ferrovias é um sonho para a região.

“A empresa fez investimentos nos últimos dois anos;* duplicando a ferrovia que vai até o Porto de Santos;* que antes estava em situação precária. Agora nós ganhamos condição de chegar ao Porto. A reativação da ferrovia passou a ser algo possível para nossa região e isso só dependerá da unidade dos prefeitos;* vereadores e empresários. Só faremos a cidade crescer com unidade política e participação dos empresários e população”;* disse o deputado estadual.

Já Evandro Gussidisse que a malha implicará uma grande revolução logística na história de todo o Centro-Oeste Paulista. “Essa linha servirá toda a região de Presidente Prudente;* Assis;* regiões Sorocabana;* Paulista e Noroeste;* ou seja;* o Oeste Paulista ligado ao Porto de Santos e consequentemente a todo o mundo”;* afirmou.

Para Conselheiro Administrativo da CEAGESP - Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo;* Sérgio Feijão Filho;* a ferrovia é primordial para os silos;* que são benfeitorias agrícolas destinadas ao armazenamento de produtos. “O silo sem a ferrovia não faz sentido. Hoje em dia os silos têm grande capacidade proativa;* mas não existe trem para levar as cargas e isso é um absurdo. Hoje eu estou apostando na Rumo porque estão vindo com um raciocínio bem diferente”;* afirmou Sérgio.

Empresas serão beneficiadas

A reativação das malhas ferroviárias implica também em benefícios aos empresários. Para Valter Torres;* gerente de logística da Granol de Tupã;* será uma evolução;* pois o transporte ferroviário é 30% mais barato que o rodoviário. “Isso representa também ganho de segurança da carga e das pessoas;* pois sabemos as jornadas a que estão sujeitos os motoristas nas rodovias”;* assinalou Valter.

Antônio Campos;* Diretor da Amenco;* exportadora de amendoim;* afirma que a volta da ferrovia traz grande desenvolvimento econômico. “A volta das ferrovias pode multiplicar o desenvolvimento econômico da região;* trazendo riquezas para toda a região Centro-Oeste”;* afirmou.