Meio Ambiente - Segunda-feira, 07 de Agosto de 2017

Prefeitura alerta sobre proibição de queimadas no perímetro urbano

Por conta do aumento de queimadas durante o período de estiagem;* a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente está alertando sobre a proibição de queimadas e incêndios de vegetações em terrenos baldios na zona urbana.

O Decreto de Lei nº 6.821;* de 22 de dezembro de 2011;* proíbe a queimada de mato;* lixo;* vegetação rasteira;* pneus e restos de podas. O proprietário que deixar seu terreno propício à queimada está sujeito à multa equivalente a 5 UFMs;* que equivale a R$ 382;*85. Ainda conforme a lei;* uma vez localizada;* a pessoa que ateou fogo também será multada.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente;* Afonso Ponce;* o tempo seco;* a falta de chuva e baixa umidade do ar;* aumentam a quantidade de material combustível;* como folhas e galhos secos.

“Isso não só facilita o início de um incêndio;* mas também faz com que se alastre e fique difícil de ser controlado”;* explicou. “A presença de lixo junto a galhos e folhas secas agrava o risco de incêndio;* pois materiais como papeis e alguns plásticos são facilmente queimados”;* ressaltou.

Para evitar que os terrenos sejam queimados;* a prefeitura oferece serviço de fiscalização e roçagem de terrenos. Além disso;* oferece uma área para a destinação dos resíduos de poda de árvores;* o aterro do bairro Dom Quixote;* além de área para a destinação de entulho e ainda recebe pneus inservíveis no galpão da secretaria.

“Mantenha sempre os terrenos roçados e limpos e não ateie fogo sob hipótese nenhuma. É importante criar aceiros nos terrenos;* com limpeza da vegetação num espaço de 1;*5 metro ao redor;* para evitar que incêndios vizinhos consigam se propagar. Recolher as folhas secas em sacos de lixo e não jogar bitucas de cigarro em locais onde há vegetação;* também pode evitar queimadas”;* explicou Afonso.

Qualquer cidadão;* pessoalmente ou via telefone;* pode denunciar queimadas na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente;* que fica na Rua Francisco Budaibes;* 101. O telefone para contato é (14) 3496-3346.