Planejamento e Infraestrutura - Quinta-feira, 16 de Julho de 2020

Prefeitura mantém fábrica de artefatos de concreto

A Prefeitura de Tupã;* por meio da Secretaria Municipal de Planejamento;* Obras e Trânsito;* mantém uma fábrica de artefatos de concreto;* onde são produzidas tubulações de 60;* 80 e 100 cm de diâmetro;* lajes;* tampas para bocas de lobos;* entre outros diversos tipos de peças que são utilizadas nas obras de infraestrutura realizadas no município.

A fabricação dos próprios artefatos de concreto resulta na economia de recursos municipais;* que podem ser investidos em outros setores. Além disso;* facilita o trabalho das equipes nas ruas e dá mais agilidade aos serviços;* já que não há necessidade de esperar a chegada dos materiais.

Os artefatos são produzidos de acordo com a necessidade da cidade. A fábrica tem uma equipe composta por dois servidores municipais;* porém;* em períodos onde a demanda de produção é maior;* são deslocados mais 6 profissionais de outros setores para a fabricação.

O processo de fabricação exige atenção por parte dos profissionais;* que preparam o concreto (com a dosagem especifica para cada tipo de produto);* colocam a mistura nas formas metálicas e aguardam o tempo de secagem de cada item;* desformam a peça e colocam no segundo processo de secagem;* que varia entre 3 e 21 dias;* conforme o tipo de item produzido.

De acordo com o secretário municipal de Planejamento;* Obra se Trânsito;* Valentim César Bigeschi;* os artefatos já foram utilizados em importantes obras de infraestrutura da cidade;* como na ponte da Pitangueira;* em partes das galerias pluviais do Conjunto Habitacional Antônio Pereira Gaspar;* no Jardim Jaçanã e até na ponte do Bairro Granada;* que está recebendo serviços atualmente.

“A produção dos próprios artefatos de concreto dá à Prefeitura uma maior autonomia e agilidade nos serviços;* além de reduzir consideravelmente os valores necessários para a execução das obras. Por isso;* a fábrica é um importante equipamento da Secretaria de Planejamento;* Obras e Trânsito”;* concluiu.