Planejamento e Infraestrutura - Quarta-feira, 12 de Agosto de 2020

Prefeitura executa mais de 170 metros de calçada na zona leste do município

Para melhorar a mobilidade de pedestres nas vias públicas do município;* a Prefeitura;* por meio da Secretaria Municipal de Planejamento;* Obras e Trânsito;* iniciou a implantação de mais de 170 metros de calçada em partes do prolongamento da rua Valdemar e ao lado do campo de futebol do Alto Sumaré;* na rua Ernesto Coquemala.

De acordo com a Pasta responsável;* as novas calçadas serão inteiramente executadas em concreto;* mantendo um nível adequado e garantido segurança e melhores condições de deslocamento e acessibilidade.

O titular da Pasta;* Valentim César Bigeschi;* explicou que as melhorias são executadas por meio das equipes de gestão urbana da Secretaria;* que realizam os trabalhos de acordo com a necessidade dos locais e por meio de demandas vindas da população.

“Entre os períodos de atendimento das demandas e serviços de manutenção;* a equipe da Pasta vem executando passeios públicos em áreas que apresentam condições críticas e terrenos de responsabilidade do Poder Público. Isto visando à melhoria da mobilidade das pessoas e contribuição para a organização das vias do município”;* disse.

Bigeschi ainda acrescentou que nas duas ruas são executadas construções de calçamento;* guias e sarjetas;* além de pontos acessíveis ao longo do prolongamento. “Na rua Valdemar as equipes executaram 40 metros lineares de calçamento. Já na Ernesto Coquemala;* foram implantados mais 130 metros lineares de calçada”;* contou.

O Secretário ainda explicou que em breve as equipes realizarão a aplicação de novos passeios em outros pontos do município. “Em maio deste ano;* a Pasta realizou um levantamento que apontou inúmeros locais que necessitavam de adequações no passeio público;* incluindo pontos de responsabilidade da Prefeitura. A partir disso;* iniciamos uma programação para executar as calçadas ainda inexistentes;* devendo;* agora;* esta ação ser gradativa e contínua;* para que;* em breve;* possamos ter a regularização destas calçadas”;* acrescentou.

Já o prefeito Caio Aoqui disse que ações como esta são essenciais para manter a segurança dos pedestres e evitar que acidentes ocorram. “Toda a mobilidade de pessoas e veículos dentro do município é de responsabilidade da Administração. Por isso;* a equipe da Pasta de Planejamento vem levantando dados sobre o assunto e executando as ações para a aplicação das melhorias”;* concluiu.