Planejamento e Infraestrutura - Quarta-feira, 02 de Dezembro de 2020

Conselho de Saúde aprova Plano para Manejo e Controle de Escorpiões

O Departamento de Vigilância em Saúde;* por meio do Controle de Zoonoses aprovou na noite de segunda-feira (30);* o Plano de Ação para Manejo e Controle de Escorpiões. O planejamento foi apresentado ao Conselho Municipal de Saúde de Tupã.

No plano consta que de 1º de janeiro a 3 de novembro foram registradas 331 notificações de infestação por escorpião. Sendo que;* a maior incidência de casos ocorre na região Leste da cidade. Esse relatório considera as demandas por atendimento de acidentes por escorpião e de demanda espontânea;* ou seja;* quando o morador aciona o Controle de Zoonoses para captura desses animais.

Na justificativa;* afirma-se que o objetivo do projeto é identificar áreas prioritárias;* fortalecer as ações e “estabelecer diretrizes para prevenção e atendimento de acidentes por escorpiões;* visando reduzir os danos decorrentes e a letalidade”.

A Secretaria de Saúde estabeleceu como meta reduzir óbitos por escorpião em 70%;* e de acidentes em 60%;* de acordo com o cenário epidemiológico do município. Para isso;* foram criadas etapas para aperfeiçoamento e intensificação das ações de vigilância e controle do escorpião com foco na redução da infestação e dos acidentes;* pautados por um cronograma de palestras;* cursos e oficinas.

O manejo preconizado pelo projeto consiste no envio mensal das amostras capturadas para o Instituto Butantan;* para fabricação do soro antiescorpiônico;* conforme protocolo do Ministério da Saúde.

O Plano de Ação para Manejo e Controle de Escorpiões orienta que o serviço de atendimento às vítimas de acidentes por animais peçonhentos deve fazer a notificação compulsória ao setor de Vigilância Epidemiológica Municipal e Controle de Zoonoses;* sendo assim;* a comunicação deve ser feita imediata e obrigatoriamente para que o trabalho de inspeção no bairro do paciente ocorra o mais rápido possível.

A Santa Casa de Misericórdia de Tupã é referência para o município e cidades vizinhas no atendimento aos acidentes por picada;* pois;* a unidade possui soro antiescorpiônico.

AÇÕES INTEGRADAS

Para que a execução do Plano seja possível;* ações foram atribuídas para diversas Secretarias Municipais. A Secretaria de Obras e Planejamento ficou responsável pela fiscalização das obras e prédios públicos;* a fim de identificar problemas estruturais ou áreas que propiciem a proliferação dos aracnídeos.

A adequação e manutenção dos prédios escolares está sob responsabilidade da Secretaria de Educação;* além da inserção de atividades de conscientização na grade das aulas. A pasta de Agricultura e Meio Ambiente precisa;* entre outras ações;* promover a limpeza das áreas vulneráveis.

O setor de Assistência Social deverá acompanhar as famílias vulneráveis e monitorar acumuladores compulsivos;* pessoas com o transtorno caracterizado pelo recolhimento excessivo ou pela incapacidade de descartar coisas.

Também estão previstas ações de divulgação dos trabalhos de prevenção; realização de eventos culturais e educativos; aplicação de leis; respaldo nas fiscalizações; e o investimento em equipamentos e na capacitação;* atividades sob responsabilidade das Secretarias de Relações Institucionais;* Cultura;* Assuntos Jurídicos;* Administração e Finanças.