Planejamento e Infraestrutura - Quarta-feira, 16 de Dezembro de 2020

ATLECA comemora virtualmente 7 anos de fundação

A Academia Tupãense de Letras;* Ciências e Artes (ATLECA) completou 7 anos de fundação no dia 14 de novembro. Devido à pandemia do novo coronavírus;* optou-se por não realizar nenhum evento presencial. A celebração semipresencial em alusão ao aniversário da ATLECA e às festas de fim de ano será na noite de hoje (16).

De acordo com o presidente da ATLECA;* dr. Alcione Alcântara Gonçalves;* um pequeno grupo fará uma reunião presencial;* respeitando as orientações de segurança das autoridades de Saúde;* como uso de máscara;* distanciamento social;* e uso do álcool em gel. Segundo o doutor;* este grupo estará conectado com os demais integrantes da ATLECA de forma virtual.

“Quando a ATLECA completou mais um ano de fundação;* decidimos não realizar nada presencial para evitar a contaminação com o novo vírus. Para não deixar passar em branco;* optamos por unir as celebrações natalinas;* festividades de final de ano com a celebração do sétimo aniversário;* de forma semipresencial;* reduzindo riscos”;* explicou.

O presidente ainda salientou que foram sete anos de muitas lutas;* realizações e conquistas para a Ciência;* Cultura e Arte tupãense. Alcione enfatizou que a cidade foi representada pela academia com a participação em eventos em diversos locais do Brasil e até mesmo fora do país. Segundo o presidente;* há 40 membros efetivos e 32 correspondentes (28 de outros estados e 4 de outros países).

“Esta celebração só é possível graças ao apoio que temos da Administração Municipal que realmente se importa com a Cultura e Arte em nossa cidade. Temos orgulho de poder representar Tupã em eventos;* fomentando a produção literária tupãense”;* explicou.

O secretário municipal de Cultura;* Duda Gimenez;* parabenizou a ATLECA pelos 7 anos de fundação e ativa participação nas atividades culturais da cidade. “Graças à ATLECA;* Tupã está representada em diversos eventos e realizações Brasil e mundo afora. Parabenizo aos integrantes desta Academia pela dedicação e por fazer com que este grupo represente a Cultura de nossa cidade”;* destacou.

O prefeito e presidente honorário da ATLECA;* Caio Aoqui;* explicou que graças à união de artistas é possível chegar mais longe e conquistar mais coisas. “Parabenizo a todos os membros da ATLECA;* pois participam ativamente de diversos eventos culturais e artísticos de nossa cidade;* além de organizarem realizações de grande relevância para as artes;* especialmente a literatura local. Convido a população para conhecer os trabalhos;* prestigiar as obras ali produzidas e também para integrar a Academia e estar junto nesta luta por uma cultura mais democrática”;* disse.

Breve histórico da ATLECA

A ATLECA foi criada pelo desejo do dr. Alcione de Alcântara Gonçalves de fundar uma academia de letras em Tupã. O então prefeito;* Manoel Gaspar;* aceitou a ideia em 2013;* e chamou o Secretário de Cultura da época para dar o apoio necessário para viabilizar o projeto.

Para dar início aos trabalhos;* foram relacionados nomes de escritores tupãenses;* dentre professores;* advogados;* engenheiros;* e outros profissionais com livros publicados ou prestes a serem lançados. Além de escritores;* também foram relacionados nomes de artistas plásticos;* teatrólogos;* professores de dança e músicos.

Após a academia literária ser apresentada;* nas primeiras reuniões foram selecionados os membros fundadores;* uma comissão para elaboração de estatuto e regimento interno;* e o agendamento da eleição para a diretoria inicial;* marcada para 14 de novembro de 2013.

O nome: Academia Tupãense de Letras Ciências e Artes – ATLECA;* foi escolhido por englobar todos os grupos presentes e representados por ela (poetas;* escritores;* artistas plásticos;* e atores).

A partir de então;* a ATLECA passou a realizar reuniões mensais;* criou uma diretoria para assuntos administrativos e outra com todos os membros;* para a realização de eventos e decisões internas.

Principais ações

Mensalmente são promovidos saraus literomusicais;* palestras;* além de outras realizações. As principais realizações ao longo do ano são: Museu Folia;* Dia Internacional da Mulher;* Dia da Inconfidência Mineira;* Dia do Índio;* Sarau Junino;* Café do Souza;* Dia dos Pais;* Dia da Independência do Brasil;* Dia da Árvore;* Primavera;* Nossa Senhora Aparecida – Padroeira do Brasil;* Dia das Crianças e Aniversário de Tupã; o tão esperado aniversário da Academia;* e encerrando o ano com chave de ouro;* é realizado o Sarau Natalino.

Como participar e integrar a Academia

A população pode fazer parte da ATLECA integrando um grupo que atualmente conta com mais de 70 membros. Para isso;* basta enviar um ofício para a Academia;* direcionado ao presidente;* solicitando a participação;* juntamente com um currículo artístico.

Caso o candidato conheça algum membro da ATLECA;* este poderá apresentá-lo aos demais;* bem como descrever o currículo e participações artísticas;* solicitando a aprovação.