Planejamento e Infraestrutura - Sexta-feira, 19 de Fevereiro de 2021

Prefeitura está construindo um canal para reduzir erosão na Cônego Rebouças

Para conter processo erosivo e melhorar o escoamento da água das chuvas;* a Secretaria de Planejamento;* Obras e Trânsito de Tupã está construindo um canal no Conjunto Habitacional Cônego Eduardo Rebouças de Carvalho;* com a implantação de um sistema de contenção conhecido como Canalização em Gabião.

A estrutura é uma metodologia eficaz e ecológica;* que possibilitará maior escoamento pluvial com melhor custo benefício. A decisão por construir um canal aberto foi tomada como forma de disciplinar o escoamento de água pluvial proveniente dos bairros Jardim Unesp e do próprio Cônego Rebouças.

De acordo com o secretário responsável pela obra;* Valentim Bigeschi;* a Canalização em Gabião é uma infraestrutura de drenagem formada por gaiolas de aço galvanizado preenchidas de pedras. “Ela é resistente;* não oxida;* e nem provoca danos ambientais. Esta estrutura;* predominantemente em pedra;* suporta bem o impacto das águas e;* sendo drenante;* contribui para o retorno da água ao lençol freático”;* explicou.

O engenheiro ambiental da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente;* Guilherme Destro;* foi designado para acompanhar a execução do serviço. Segundo ele;* a construção reduzirá a erosão causada pelos loteamentos próximos. “Toda a chuva que escoa pelos loteamentos se concentra e vai com muita força para aquela área;* por isso o local acabou erodindo”;* informou.

Orçada em pouco mais de R$ 483 mil;* a obra será custeada por recursos próprios e com verba do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO). O prefeito Caio Aoqui informou que a prefeitura investirá a quantia de R$73 mil;* e contará com subsídio de R$410 mil do Governo do Estado.