Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Tupã, terça-feira, 27 de setembro de 2022 Telefone (14) 3404-1000

Atendimento Atendimento: De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Prefeitura Municipal de Tupã
Terç
27/09
Pancadas de Chuva
Máx 28 °C
Min 15 °C
Índice UV
11.0
Quar
28/09
Chuva
Máx 20 °C
Min 16 °C
Índice UV
11.0
Quin
29/09
Chuva
Máx 23 °C
Min 15 °C
Índice UV
11.0
Sext
30/09
Chuva
Máx 20 °C
Min 14 °C
Índice UV
11.0

Educação, Cultura e Esportes - Quarta-feira, 17 de Novembro de 2021

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Projeto nutricional para crianças tupãenses é publicado no Reino Unido

Grupo The Economist apresenta iniciativas premiadas em competição internacional


Projeto nutricional para crianças tupãenses é publicado no Reino Unido

O aplicativo Brasil 2030 da equipe Tupã Fit, que está desenvolvendo o projeto “Tupã 2030: Programa de Promoção Integral e Sustentável da Saúde e Bem-Estar da Criança e do Adolescente” com a Secretaria Municipal de Educação, teve seus resultados divulgados na Economist Impact, empresa do grupo de comunicação e mídia The Economist, do Reino Unido.

 

A publicação é uma parceria entre a Economist Impact e a SAS, desenvolvedora de softwares para análises de negócios e serviços. O objetivo é a promoção de iniciativas geradoras de mudanças positivas em uma comunidade, e que emergem de um hackathon ou desafio Global.

 

No artigo, a coordenadora do Tupã Fit, pesquisadora em saúde pública da Unesp, Maria Rita Marques de Oliveira, explica que o projeto teve sua gênese em uma parceria entre pesquisadores brasileiros e suecos, voltado à erradicação da obesidade em crianças até 2030. “O compartilhamento de informações entre o governo e as comunidades pode ajudar a reduzir a obesidade infantil”, e complementa dizendo que “essa tecnologia pode gerar dados em nível estadual para tornar as políticas públicas mais eficazes”.

 

De acordo com a Economist Impact, um aplicativo para smartphone foi desenvolvido em apenas 30 dias, e tem uma meta ambiciosa de erradicação da má nutrição e ideal para o uso de informações pessoais em prol da saúde. O sistema obtém dados demográficos, nutricionais e de exercícios disponíveis e os combina com o perfil da criança cadastrada para orientar e oferecer sugestões de mudança de hábitos para pais e outros cuidadores.

 

Uma das mães participantes do projeto, Mayara dos Santos, declarou ser muito intuitivo navegar no aplicativo e planejar as refeições. “Ele nos fornece recomendações para podermos preparar uma alimentação melhor para toda a família”.

 

Os demais projetos mencionados na matéria são de uma equipe canadense e outra camaronesa, ambas também focadas no bom uso dos dados e das ferramentas digitais para mudança social.

 

O secretário de Educação, professor Valdir Berti, ressaltou o orgulho pelo alcance dos resultados do estudo do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes); do Departamento de Computação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); da NK Sistema de informação em Saúde/Pompéia; do Centro de Ciência e Tecnologia em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (INTERSSAN/UNESP); e da Faculdade de Ciências e Engenharia da UNESP/Tupã.

 

“Estamos levantando com a Secretaria de Saúde e de Assistência Social famílias para participarem das próximas etapas do projeto. Em breve, a professora Maria Rita estará em Tupã para apresentar à população as próximas fases desse estudo, que já tem resultados maravilhosos, com potencial de serem ainda mais transformadoras”, comentou.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

UFM - 2022

R$ 97,88

WhatsApp

Versão do sistema: 2.0.0 - 23/09/2022

Portal atualizado em: 27/09/2022 10:41:42

Prefeitura Municipal de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.