Educação, Cultura e Esportes - Segunda-feira, 31 de Janeiro de 2022

Rede Municipal terá mais três escolas em período integral em 2022

Mudança gradual visa cumprir Lei Federal e aprimora atendimento no contraturno

Rede Municipal terá mais três escolas em período integral em 2022

A implantação do Programa de Ensino Integral (PEI) em Tupã já começou. Em 2022, três escolas da Rede Municipal oferecerão carga horária de 8 horas diárias ainda no primeiro semestre, e uma unidade adotará o sistema na segunda metade do ano letivo.

Para a ampliação dos atendimentos nas escolas, os projetos de Segundo Turno serão transformados em Núcleos de Tempo Integral (NUTI). Essas melhorias no sistema de ensino municipal foram publicadas oficialmente por decreto (nº 9.360/2022).

Desde 2016, a EMEF João Geraldo Iori atende em regime integral, neste ano a mudança ocorrerá logo no início das aulas presenciais em fevereiro para os alunos da EMEIEF prof. Thiago Alves da Silva Leandro, e da EMEIEF Governador Mário Covas. No segundo semestre, a migração ocorrerá na EMEI José Maris.

Os estudantes da rede integral terão quatro refeições fornecidas pela Cozinha Piloto de Tupã, e ônibus com monitores levarão as crianças aos NUTIs. Os estudantes do 1º ao 5º ano da escola “Mario Covas” participarão do contraturno escolar no Núcleos Izilda de Freitas Alves – Fepasa.

Conforme o chefe de Setor de EMEF - SEDUC, Ricardo Amado, o NUTI da Fepasa terá aulas de artes visuais, teatro, educação física, informática, empreendedorismo e street dance

As crianças em idade pré-escolar dessa unidade serão encaminhadas ao NUTI Nossa Senhora da Paz, para desenvolver habilidades em artes, musicalização, e educação física. As turmas de Educação Infantil da “Thiago Leandro” terão as mesmas atividades no próprio prédio da escola.

Para os alunos do Ensino Fundamental da "Thiago Leandro" a prefeitura disponibilizará no NUTI do Jardim Unesp atividades de artes visuais, teatro, judô, culinária, empreendedorismo e informática.

Duas vezes por semana, as crianças do Fundamental I das duas escolas poderão participar das modalidades de robótica, natação, canto/ coral, capoeira, violão, percussão, flauta e dança afro, no CEI (Centro de Educação Integrada).

A estimativa é atender 415 crianças na FEPASA; 230, no Nossa Senhora da Paz; e 222, na Unesp, número 88% maior do que os índices de participação no projeto de 2º Turno em 2019. “Tupã terá a melhor escola de período integral. Essa mudança é importante porque agora as crianças terão oportunidade de desenvolvimento amplo e diversificado, em excelentes instalações e com profissionais habilitados”, informa Ricardo Amado.

Os pais de alunos das Redes Municipal que não estejam no Programa de Período Integral também têm a possibilidade de inscrever os filhos em modalidades do CEI. Já os estudantes das Redes Estadual e Particular, podem optar pelas atividades esportivas oferecidas pelo município após às 16h30.

Para o secretário de Educação, Cultura e Esporte, professor Valdir Berti, “até 2023, o progresso na aprendizagem de nossas crianças estará comprovado em dados e estatísticas. Graças ao empenho de todos os envolvidos, estamos fazendo uma revolução educacional e social”. Professor Valdir também declara que o Ensino Integral sempre foi um sonho da atual administração municipal, que agora se torna realidade conforme estabelece a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

O prefeito Caio Aoqui esclarece que o investimento na formação integral das crianças resulta de muito planejamento. “Novos espaços de CEI serão criados futuramente e poderão absorver a demanda das demais escolas. Ou seja, até 2024, todas as unidades da cidade atenderão integralmente em locais mantidos pelo poder público para acolher e oferecer formação de qualidade para nossas crianças”, explica.

No segundo semestre as turmas da "José Maris" terão todas as atividades de contraturno no próprio prédio, assim como ocorre na "Geraldo Iori".