Educação, Cultura e Esportes - Quarta-feira, 09 de Novembro de 2022

Alunos do Nuti aprendem hábitos saudáveis em aula de culinária

Atividade simulou com as crianças uma visita ao restaurante

Ensinar às crianças a importância de uma alimentação saudável é fundamental para que elas criem bons hábitos a partir da infância. Por isso, a Secretaria Municipal de Educação incluiu em seu cronograma a proposta pedagógica de desenvolver aulas de culinária e alimentação saudável nos Núcleos de Tempo Integral (Nuti).

Nutricionistas da prefeitura desenvolveram ao longo do ano atividades para ensinar aos pequenos a importância do consumo de comidas saudáveis, reaproveitamento dos alimentos e higienização das mãos. Na sexta-feira (4), um restaurante foi montado para simular com os alunos do Núcleo do Jardim Unesp os modos de comportamento em locais públicos. A mesma atividade foi desenvolvida no Nuti Izilda de Freitas Alves – Fepasa, em 21 de outubro.

“As nutricionistas desenvolveram vários temas durante um período e a culminância desse projeto foi esse restaurante montado no Nuti. Tinha toda uma maneira das crianças se servirem. Elas vivenciaram como se estivessem em um restaurante mesmo”, disse a coordenadora dos núcleos Izilda de Freitas e Jardim Unesp, Glaucia Lopes Ribeiro.

Segundo a nutricionista e organizadora do projeto, Eliane Silva Matos, foram ensinados todo o processo de servir o alimento no prato e as maneiras como as crianças devem se comportar nesses ambientes. "Montamos um projeto com etiquetas, higienização e boas práticas na hora de se servir, montar a bandeja, segurar os talheres e se portar. Modos que eles venham a ter quando estiverem em um ambiente público".

A disciplina foi implantada neste ano e tem agradado os diretores, coordenadores e professores, afirmou o secretário de Educação, Cultura e Esporte, professor Valdir Berti, que explicou as diretrizes das aulas. "Foi um projeto pensado nesse sentido: primeiro, a criança aprende a distinguir os alimentos saudáveis daqueles que são menos; segundo ponto, aprende a reaproveitá-los; e o terceiro, é ensinado essas noções de etiquetas".

Os alunos que participaram da atividade também aprovaram a iniciativa e, além de aprenderem hábitos saudáveis, tiveram a experiência social de um passeio no restaurante. “Foi muito legal, aprendemos a como lavar a mão, o que vai ser bom para nossa higiene, também a comer do jeito certo, segurar os talheres, a bandeja e a se servir”, disse o estudante Lucas Eduardo dos Santos.