Planejamento e Infraestrutura - Sexta-feira, 11 de Novembro de 2022

Planejamento inicia construção de pista de Pump Track em futura praça pública

Espaço terá ampliação da área verde existente; campo de futebol e objetos paisagísticos

A Secretaria de Planejamento e Infraestrutura iniciou a etapa de construção da primeira pista de Pump Track de Tupã (percurso com lombadas para esportes de velocidade com bicicleta, skate, patins ou patinete), que fará parte da futura praça dos Jardins Morumbi e Aoki, entre as ruas prof. Enedina Botteon e Aimorés.

Além de propiciar a prática esportiva, a Prefeitura de Tupã continua se empenhando para trazer mais áreas verdes para o cidadão. Por isso, o local terá ampliação do bosque original e ganhará um pergolado, estrutura com colunas e vigas de madeira para ornamentação.

“Alguns detalhes modificam completamente o ambiente. Em breve, a população poderá usufruir da moderna pista de Pump Track, do playground e de um espaço público com árvores ornamentais, nativas e plantas tropicais, o que certamente agradará pessoas de todas as idades”, afirmou o prefeito Caio Aoqui.

Outro benefício da manutenção de espaços com mais vegetação é a preservação da permeabilidade do solo, pois há maior absorção hídrica e drenagem das chuvas, assim como as árvores atuam na absorção e dissipação do calor. "Tenho certeza que esse novo espaço também irá estimular a prática de exercícios, atrairá pessoas de outras partes da zona oeste, e será um diferencial para aquela região", destacou o vice Renan Pontelli.

Conforme o secretário de Planejamento e Infraestrutura, Valentim Bigeschi, com as arquibancadas, a área de passeio, e o sistema de iluminação concluídos, o término das obras está previsto para dezembro deste ano. “Avançamos para a etapa de terraplanagem da pista, único serviço sob a responsabilidade dos funcionários da prefeitura. A construtora está executando agora a colocação do gramado paisagístico e do campo de futebol, dessa forma, nossa expectativa é entregar o espaço até o início de 2023”.

O projeto de implantação desta praça surgiu após uma indicação do vereador da câmara municipal, Israel Veloso — Tutu, que atendeu a demanda apresentada por moradores daquela região da zona oeste para aproveitamento de um terreno público sem uso, e articulou os recursos necessários junto ao deputado estadual Fernando Cury.

“Com apoio do prefeito Caio Aoqui e do vice Renan Pontelli, conquistamos o montante aproximado de R$ 600 mil para esta construção numa área que não estava sendo usada. O prefeito que tem essa visão, com certeza, gosta da população. Espero que em breve a gente possa utilizar mais esse equipamento da Prefeitura de Tupã”, declarou o parlamentar.