Planejamento e Infraestrutura - Terça-feira, 22 de Agosto de 2023

Programa de revitalização de praças começa com entregas na zona leste

Prefeitura quer apresentar à população ao menos um espaço revitalizado por mês

A Prefeitura de Tupã entregou em agosto duas revitalizações de praças do município. Os espaços receberam novo playground e melhorias na infraestrutura como parte de um programa municipal, que visa proporcionar às famílias espaços de entretenimento e de convivência.

Na quinta-feira (17), em solenidade realizada na Praça Edson Fresneda da Silva, no conjunto habitacional José Feliciano, o secretário de Planejamento e Infraestrutura, Valentim Bigeschi, afirmou que além dos novos brinquedos infantis e da pintura lúdica do solo; a pista de skate, o campo de futebol e quadra de areia foram restaurados.

Representando a população do bairro, a agente comunitária de saúde, Brisa Benites, destacou a importância de ter pessoas ocupando essas áreas de lazer para inibir atos de vandalismo, e ainda garantir acesso a aparelhos de ginástica, e iluminação de qualidade aos moradores da região.

“Agora as crianças e responsáveis têm a oportunidade de sair com mais segurança. Aqui é distante do Centro, mas a estrutura ficou excelente, uma praça bem viva. A comissão de moradores busca esse tipo de melhoria, então agradeço ao prefeito Caio Aoqui por não medir esforços para tornar essa praça ideal para nós”, declarou.

Além da rotina de limpeza, poda, e roçada, a administração municipal quer ofertar locais agradáveis e acessíveis a cada vila. Vivendo há 12 anos na COHAB José Feliciano, Jocelaine Izidio da Silva, é cadeirante e reivindicou equipamentos e infraestrutura apropriados para inclusão de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

“O deficiente físico tem que ter espaço na sociedade. Quando se trata de inclusão, ele se sente acolhido, não excluído. Sem acessibilidade, as pessoas com alguma limitação ficam enclausuradas em casa. Estou muito satisfeita com o que vem acontecendo. Agradeço ao prefeito e aos vereadores envolvidos por isso ser realizado”, comentou.

A praça do José Feliciano leva o nome de Edson Fresneda da Silva. Na cerimônia, a família foi representada pelo vereador Ninha Fresneda, primo do homenageado.

Praça Luiz Pacola Neto - Sabiá

Na sexta-feira (18), os moradores do Conjunto Habitacional Antônio Pereira Gaspar tiveram a oportunidade de participar de uma festa pela restruturação da praça central, que recebeu o nome de Luiz Pacola Neto – Sabiá.

As filhas dele ressaltaram a alegria de saber que a memória do pai seria preservada com uma homenagem póstuma. Sabiá faleceu há nove meses, sendo reconhecido por sempre batalhar pelo bem coletivo. Elisângela e Elaine Pacola agradeceram ao prefeito Caio Aoqui pela atenção e carinho, e ao vereador Antônio Brito, que fez indicação por recursos para a praça.

Taynara da Silva de Oliveira compôs o conselho do bairro que solicitou esta reforma à gestão pública. “Será um lugar bastante frequentado pelas minhas filhas. Muitas crianças saem da escola ou creche e pedem para vir para cá, então está sempre cheio. A população está cuidando. Se a gente vê elas brincando de um jeito errado, chamamos a atenção, porque temos que conservar”.

O prefeito de Tupã, Caio Aoqui, afirma que o programa de revitalização de praças públicas quer entregar melhorias ao menos uma vez por mês. “A praça é do povo. Para a população poder desfrutar desses espaços, implantamos esse programa que, além de reformar, melhorar e embelezar, também implanta condições de acessibilidade. Não basta só construir novas praças, precisamos garantir que as já existentes realmente ofereçam diversão para pessoas de todas as idades. Praças bem cuidadas atraem as famílias e deixam nossa cidade mais segura e mais alegre”.