Planejamento e Infraestrutura - Terça-feira, 19 de Setembro de 2023

Cinco mil famílias estão na área de cobertura do CRAS III

O novo prédio vai melhorar e ampliar o serviço de proteção à população em risco de vulnerabilidade social

Cinco mil famílias estão na área de cobertura do CRAS III

A região Leste de Tupã abrange uma grande quantidade de famílias de todas as realidades socioeconômicas.  Por isso, o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, é responsável por destinar à população de maior risco de vulnerabilidade um Serviço de Proteção Social Básica, destinada à articulação dos serviços no seu território de abrangência e a prestação de serviços, programas, e projetos socioassistenciais.

Foi com esse objetivo que a atual administração implantou em 27 de julho de 2022, a terceira unidade do CRAS para atender a região da cidade onde habita em torno de 60% da população do município. No mesmo período, a Prefeitura deu início à construção de uma sede própria. O prédio está localizado na Avenida Professor Idenolphi Semeghini, no Conjunto Habitacional “Papa João Paulo II”.

A empreiteira contratada já finaliza o reboco da estrutura. O investimento é de cerca de R$ 500 mil, dos quais, R$ 195 mil dos cofres municipais e repasse de R$ 300 mil de emenda do deputado federal Luiz Carlos Motta, reivindicado pelo então vereador Renan Pontelli – atual vice-prefeito.

O projeto vai permitir que a área construída tenha salas de atendimento individual e coletivo, sala de administração, sanitários, recepção, almoxarifado, copa, área de serviço e sala para equipe referenciada. Essa obra tem uma função social: ampliar e melhorar o atendimento à população. Enquanto as obras estão na fase de acabamento, o atendimento temporário é realizado na rua Altino Martinez, 70-A – Jardim Velline.

Junto ao CRAS III estão referenciadas 5 mil famílias moradoras dos bairros Deputado Jamil Dualibi, Papa João Paulo II, Nova Tupã, Cônego Rebouças de Carvalho, Doutor Walter Pimentel, Vereador Joaquim Ribeiro Porto, José Maria Gonçalves Gameiro, Severino Fortunato da Silva, Distrito de Parnaso, Jardim Guarani I, II e III, Jardim Unesp I,II e III, Jardim Velline I, II e III, Parque Aliança, Parque Carajás I e II, Parque Guainazes, Parque Ibirapuera, Parque Ipanema, Parque São Pedro, Jardim Marabá, Vila Romana e Vila São José.

No CRAS é oferecido o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Lá também a população é orientada para saber sobre todos os benefícios assistenciais disponíveis e podem realizar sua inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, além de outros serviços.

Os serviços e programas oferecidos são conjuntos de atividades promovidas pelo CRAS que visam promover o ganho social e material dos cidadãos. Em outras palavras, são serviços de acompanhamento que visam direcionar as famílias para participar de planos assistenciais.

A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Telma Tulim lembrou que “antes da instalação do CRAS III, o CRAS Leste, localizado na Rua Machado de Assis, 240 - Parque Presidente Kennedy atendia sozinho 62 bairros da região”, disse. A zona Sul também conta com uma unidade do CRAS, localizada na Rua Pedro Pereira de Souza, na Vila Santa Rita de Cássia.