Meio Ambiente - Quinta-feira, 23 de Novembro de 2023

Alunos da rede municipal visitam cooperativa no Dia do Reciclador

Atividade ambiental conscientiza sobre a importância da gestão de resíduos sólidos

Alunos da rede municipal visitam cooperativa no Dia do Reciclador

No Dia do Reciclador e da Reciclagem do Lixo, comemorado em 22 de novembro, cerca de 40 alunos da rede municipal conheceram a Cooretup (Cooperativa de Reciclagem de Tupã).A visita teve como objetivo conscientizar as crianças sobre a boa gestão de resíduos sólidos, apresentando o processo de triagem realizado em Tupã para destinação correta dos materiais.

O presidente da Cooretup, Rafael Oliveira da Silva, destacou que há quase 20 anos famílias locais dependem da cooperativa para subsistência, no entanto os trabalhadores também entendem a importância de ensinar as gerações futuras sobre a necessidade de colaborar com a coleta de lixo.

“A gente possui um barracão, duas esteiras e quatro prensas em funcionamento. A prefeitura é fundamental para trazer esse material para a cooperativa, por fazer a coleta na cidade e nos distritos. São cerca de 20 caminhões por dia, e isso rende serviço para 40 famílias”, comenta.

Conforme o engenheiro ambiental da prefeitura, Guilherme Destro, para ampliar o trabalho de educação ecológica, a Secretaria de Meio Ambiente contratou uma empresa especializada na execução das diretrizes do programa Município Verde Azul – plataforma de gestão ambiental do Governo do Estado de São Paulo, e firmou parceria com a Secretaria de Educação para levar aos estudantes temas como coleta seletiva, conservação da água, tratamento de esgoto, uso do solo, queimadas, e qualidade do ar.

“As crianças conheceram etapa por etapa do processo, desde a chegada dos caminhões; a descarga; o que pode ou não ser encaminhado para a Cooperativa; como o material é triado; a passagem pela esteira; a separação por tipo (papel, plástico, vidro ou metal); até a prensa para venda às empresas que fazem o reaproveitamento. Por fim, foi feita uma conscientização junto aos professores e alunos, respondendo dúvidas. Uma manhã bastante proveitosa”, conta.

Esta excursão contemplou 20 alunos do 3º ano; e 19, do 2º ano do Núcleo de Tempo Integral Professora Izilda de Freitas. A atividade promovida pela Secretaria de Meio Ambiente, como parte da agenda de desenvolvimento ecológico estratégico para o Programa Município Verde Azul, foi coordenada pelo consultor ambiental da GLOBAL Engenharia, Renan Zambianqui.

“A separação dos materiais no ato da geração de lixo é de suma importância. A gente chama a atenção dos munícipes para que façam o descarte correto nas residências, evitando misturar com folhas de árvores, galhos, etc. Dessa forma, quando esse resíduo chegar na cooperativa haverá maior condição de viabilidade de operação. Assim, além de gerar renda, cria-se um desenvolvimento sustentável no município. Consequentemente, a gente pontua ainda mais no Programa Município Verde Azul”, declara.