Meio Ambiente - Quarta-feira, 20 de Setembro de 2023

Prefeitura celebra o Dia da Árvore com diversas ações

Secretaria do Meio ambiente distribuirá mudas nesta quinta-feira para toda a população

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente iniciou esta semana algumas ações para comemorar junto à população o Dia da Árvore, celebrado anualmente no dia 21 de setembro. Dentro da programação a Secretaria organizou plantios, palestras e entregas gratuitas de mudas para incentivar o cultivo de árvores no município.

Nesta quinta-feira (21), na avenida Tamoios (em frente ao Banco Santander), equipes da Pasta responsável, em parceria com a SABESP, Polícia Militar e Unesp de Tupã, realizarão a entrega de mudas de árvores para todas as pessoas interessadas. Um veículo da prefeitura estará estacionado no local e as equipes entregarão as mudas e orientarão os munícipes sobre o plantio apropriado para cada espécie.

Além da distribuição, equipes do Meio Ambiente estão percorrendo unidades escolares do município para ensinar as crianças sobre a importância da preservação da natureza, e como o plantio de árvores pode ser uma das ações mais importantes para isso.

Na segunda-feira (18) a equipe realizou plantio de árvores na Creche Municipal de Ensino Infantil (CMEI) Manuel Campos Ruiz; e entregou 360 mudas para a Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Thiago Alves da Silva Leandro. Na manhã de terça-feira (19) a equipe esteve na CEMEI Cinthia dos Reis Oliveira realizando o plantio de 4 mudas de árvores em uma ação em conjunto com as crianças.

“São ações importantes para o nosso meio ambiente, e que se tornam ainda mais importantes quando envolvemos as crianças nisso e ensinamos a importância da preservação do nosso planeta desde cedo. A celebração do Dia da Árvore não poderia passar em branco, e junto com parcerias estamos realizando ações interessantes”, disse o titular da secretaria de Meio Ambiente, Marco Antônio Pinheiro.

Segundo informações da Pasta, na quarta-feira (20) a equipe visitará os projetos Casa do Garoto e Guri para o plantio de mudas no prédio; e, finalizando a semana de celebração da data, na sexta-feira (22) a equipe também realizará a ação no projeto Pequerrucho.

O prefeito Caio Aoqui disse que a prefeitura realiza outros trabalhos que contribuem para a preservação do meio ambiente, como a distribuição de mudas durante todo o ano, o recolhimento de materiais que não podem ser descartados de qualquer forma no meio ambiente, entre outros.

“O Dia da Árvore é relevante para ressaltar a importância de adotarmos novas atitudes no dia a dia que preservam a natureza. Por isso, contamos com a participação de toda a população”, convidou.

Dia da Árvore

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação das árvores. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.

A árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais do planeta. Além de produzirem alimento, as árvores também possuem outras aplicações econômicas. A madeira por elas produzida serve como matéria-prima para a criação de móveis e até mesmo casas.

A celulose extraída dessas plantas, principalmente pinheiros e eucaliptos, é fundamental para a fabricação de papel. Além disso, algumas espécies apresentam aplicabilidade na indústria farmacêutica por possuírem importantes compostos.