Meio Ambiente - Sexta-feira, 17 de Novembro de 2017

Oficina sobre projetos e convênios reúne vários municípios da região

A Secretaria Municipal de Cultura iniciou ontem a Oficina de Projetos;* Planejamento;* Convênios e Comunicação;* que está sendo ministrado até hoje;* nas Faculdades FACCAT.

De acordo com o titular da Pasta;* Renato Gonzalez;* a oficina;* que está sendo realizada com apoio do deputado federal Roberto de Lucena;* tem por objetivo capacitar profissionais de entidades;* ONGs e prefeituras não só para a elaboração de projetos visando à liberação de recursos públicos;* mas também para a prestação de contas da utilização das verbas.

Além de Tupã;* estão participando da oficina representantes de várias cidades da região;* como Arco-Íris;* Rinópolis;* Parapuã;* Osvaldo Cruz;* entre outras. O secretário de Cultura explicou que nos últimos anos o governo federal tem sido mais exigente e criterioso na liberação de recursos;* exigindo das entidades e municípios apresentação de projetos que atendam as exigências previstas nos respectivos programas.

“Nos últimos o governo tem realizado várias mudanças na sistemática de liberação de recursos públicos. Antigamente tantos as organizações sociais quantos as prefeituras buscavam contatos políticos para viabilizar alguma verba. Mas isso tudo mudou. Agora é imprescindível encaminhar projetos detalhados sobre a necessidade do recurso;* a forma de utilização;* a prestação de conta;* enfim;* atualmente para viabilizar recursos públicos é necessário hoje atender uma série de critérios. E é justamente para falar sobre isso que estamos realizando nesta quinta e sexta-feira a Oficina de Projetos;* Planejamento;* Convênios e Comunicação”;* explicou.

Segundo Renato;* a oficina está sendo coordenada pelos assessores do deputado federal Roberto de Lucena;* Bianca Colepicolo;* que é mestre em comunicação com especialização em Gestão Pública e Roberto Fukunaro;* formado em Marketing e Pós-Graduado em Administração de Empresas.

Ele agradeceu o apoio do deputado Roberto de Lucena e do assessor na região Irmão Fabinho;* que não mediram esforços para viabilizar a capacitação. “Esse trabalho;* que está sendo realizado graças ao apoio do deputado Roberto de Lucena e do seu assessor na região;* Irmão Fabinho;* é de fundamental importância para as entidades e prefeituras;* que têm a oportunidade de capacitar seus funcionários e representantes para que possam apresentar projetos que atendem as exigências do governo;* ampliando significativamente as chances de ser aprovado e resultar na liberação de recursos”;* afirmou.

Renato finalizou convidando os interessados a participar da oficina;* que termina nesta sexta-feira. “Os interessados ainda podem participar da oficina;* que será concluída nesta sexta. Essa capacitação deve trazer importantes frutos a médio e longo prazo. Hoje são poucas as pessoas preparadas para realizar esse trabalho em todos os setores;* mas através dessa oficina é possível disseminar o conhecimento para que futuramente as entidades e prefeituras possam encaminhar projetos mais bem elaborados;* o que facilitará a obtenção dos recursos pleiteados. Por isso agradecemos novamente o apoio do deputado federal Roberto de Lucena;* do prefeito Ricardo Raymundo e do vice-prefeito Caio Aoqui e de todos que estão participando deste trabalho”;* concluiu Renato.