Meio Ambiente - Segunda-feira, 22 de Janeiro de 2018

Sala do Empreendedor realiza mais de 1500 atendimentos em 2017

A Sala do Empreendedor de Tupã divulgou nesta semana;* um balanço com número de atendimentos realizados pelo setor e quais os serviços mais solicitados pela população.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico;* Marcus Zanelato;* somente no ano de 2017 foram registrados mais de 1500 atendimentos relacionados desde a abertura de empresas;* até orientações sobre o AVCB.

De acordo com o levantamento da Secretaria;* o serviço mais solicitado ao longo do ano foi o de abertura de empresas;* com 662 novas empresas. Vale destacar que os dados são de janeiro a novembro de 2017.

“Antes da Sala do Empreendedor;* muitas pessoas encontravam dificuldades em realizar esses serviços. O atendimento era iniciado na Central de Atendimento da prefeitura e passava por diversos órgãos para então ser concluído na Secretaria de Planejamento. Agora todo o processo é realizado na própria Sala do Empreendedor de maneira mais rápida e prática;* agilizando assim o atendimento aos empresários”;* afirmou.

Segundo o secretário;* a Sala do Empreendedor;* que conta com dois funcionários e um fiscal;* auxilia também nos trabalhos de alterações contratuais;* consulta de zoneamento para implantação de novas empresas;* orientações sobre a incubadora de empresa;* consultoria sobre o Auto de Vistoria de Corpo de Bombeiro para novas empresas;* Alvará para empresas;* Alvará e autorização para shows e eventos e outros serviços.

“Nossa expectativa é que neste ano consigamos dobrar o número de atendidos e melhorar cada dia mais os serviços prestados;* levando mais orientações e informações ao pequeno empreendedor;* criando assim;* um ambiente cada vez mais favorável ao empreendedorismo. Os números são positivos e comprovam uma política pública consciente de uma gestão que acredita nos pequenos negócios como alternativa para o desenvolvimento local”;* disse Zanelato.

Sala do Empreendedor

O espaço foi criado com o objetivo de facilitar a abertura de novas empresas;* desburocratizar procedimentos;* além de orientar os micros e pequenos empresários sobre a inscrição;* benefícios;* cuidados;* obrigações;* responsabilidades;* atividades permitidas.

De acordo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico;* os atendimentos realizados pela Sala do Empreendedor têm agradado os empresários;* pois aqueles que não possuem nenhum problema na documentação têm o alvará expedido no prazo de até 5 dias.

“O espaço também contribui com orientações aos empresários antes mesmo de investir no seu negócio;* através da ‘Consulta Prévia’;* pois muitas vezes os empresários alugam ou compram um imóvel;* compram móveis e equipamentos;* começam suas atividades;* sem saber que naquele local não é permitido desenvolver a atividade escolhida”;* disse.

Segundo Marcus;* além de receber pedidos de abertura de Empresas (MEIs;* ME;* EPP;* médio e grande porte);* a Sala do Empreendedor também atende autônomos;* feirantes;* ambulantes;* prestando serviços de alteração cadastral;* encerramento de atividades;* emissão de alvarás e orientações sobre viabilidade do negócio;* consulta prévia;* capacitação e treinamentos aos empresários.

A Sala do Empreendedor está localizada na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico;* localizada na avenida Tapuias;* 907. O atendimento é feito de segunda a sexta;* das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas.

Sala do Empreendedor