Meio Ambiente - Sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2018

Diretores da Secretaria de Cultura participam do Encontro Regional do SISEM-SP

Representantes de Museus e instituições museológicas da região de Marília participaram nesta quarta-feira (21) na Biblioteca Municipal na cidade de Garça/SP do primeiro Encontro Regional do Sisem-SP (Sistema Estadual de Museus);* da Secretaria da Cultura do Estado;* em que a pauta era além de debater diversas frentes;* detalhar o CEM-SP (Cadastro Estadual de Museus).

Gestores de diversas cidades da região estiveram presentes;* a fim de receber esclarecimentos sobre o cadastro e aproveitar para expor assuntos relacionados aos seus museus e/ou instituições.

Davidson Kaseker;* diretor do GTC (Grupo Técnico de Coordenação) foi quem recebeu os participantes e explicou o objetivo deste cadastramento e sua relevância;* ele expõe que todas as RAs (Regiões Administrativas) estão organizadas com representações regionais que têm o papel de articular os museus da região;* discutir suas prioridades e encaminhar essas demandas para a unidade museológica da pasta estadual. E a partir de então;* que esta possa prestar o devido atendimento aos solicitantes;* visto que a missão do sistema é apoiar os museus com orientações técnicas;* assessoramento.

David menciona que esse encontro deve ser realizado periodicamente ao longo do ano;* mas na pauta de ontem;* especificamente foi feita de maneira clara a apresentação do CEM;* - lançado em 2016;* e que em junho passou da fase piloto para todo o Estado.

O diretor explica que o cadastro é gratuito;* tudo feito online e que vai aferir se todas as atividades dos museus tanto na área de salvaguarda de acervo;* preservação;* documentação e pesquisa;* como na área de exposição;* comunicação;* ações educativas;* gestão e governança.

Conforme o diretor;* o desafio é grande;* mas o papel do Sisem é qualificar essas equipes e tentar fortalecer os museus no sentido de que conquistem o seu lugar. Por que não pode apenas criticar o poder público;* as autoridades;* mas buscar meios de êxito;* pois existe uma demanda grande de implantação de novos museus.

“Recebemos semanalmente uma a duas cidades interessadas em abrir um museu. Na própria história brasileira na virada do século 19 para o século 20 tínhamos dez museus. Nos anos 50 já eram 250;* nos 70 somavam 2.400. Hoje o Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) estima que são 3.700. Isso significa que o museu é um equipamento cultural que de alguma maneira corresponde às necessidades do mundo contemporâneo e tem sobrevivido nessa fase de tantas mudanças;* dinâmica da contemporaneidade”;* pontua o Diretor da Sisem.

André Prado – Diretor de Museus da Secretaria de Cultura;* diz que o encontro é uma grande oportunidade de articulação dos museus e importante para as instituições ligadas a museologia da região tenham esse acesso ao Sisem;* ao CEM e para tirar dúvidas mesmo de como funciona essa relação de parceria do Estado com os municípios. Temos em Tupã aberto para visitação além do Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre;* que é um equipamento da Secretaria do Estado da Cultura;* mais três museus municipais aberto ao publico: Solar Luiz de Souza Leão;* Museus dos Tropeiros e Museu dos Pioneiros Janis Erdberges de Varpa e além de intercâmbio o encontro proporciona qualificação para aplicarmos em nossos equipamentos como novas ideias de trabalho.

Mais informações estão disponíveis na página da Secretaria Municipal de Cultura de Tupã no Facebook “Secretaria Municipal de Cultura de Tupã” e Instagram @secretariadeculturatupa.