.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Meio Ambiente - Quarta-feira, 14 de Março de 2018

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Plantio de árvores nativas incentivam preservação ambiental em Tupã

Plantio de árvores nativas incentivam preservação ambiental em Tupã


Plantio de árvores nativas incentivam preservação ambiental em Tupã

O Governo de Tupã;* por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente;* realizou na manhã do último sábado (10);* o plantio de aproximadamente mil mudas de espécies nativas em uma propriedade rural no distrito de Varpa. A ação contou com a presença do titular da pasta de Anderson Luiz Pereira;* do prefeito Ricardo Raymundo;* além de membros do Rotary Vanuíre;* Rotary Clube;* Clube da Árvore e também jovens da Igreja do Evangelho Quadrangular.

De acordo com o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente;* Anderson Luiz Pereira;* a ação está vinculada ao cumprimento de mais um Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA).

“Por meio do viveiro municipal;* os funcionários da Secretaria prepararam o solo e a estrutura do local;* que foi cercado;* para que não ocorra a invasão de animais de pastagem. O local contém cerca de 10.800 metros quadrados;* ou seja;* espaço suficiente para que as mudas cresçam e se desenvolvam”;* disse.

O titular da pasta ainda revelou que a secretaria ficará responsável pelo desenvolvimento das mudas até completarem 2 metros de altura. Ele ainda contou que o evento além de cumprir um termo de compromisso;* também faz as pessoas refletirem sobre a preservação ambiental.

“Esse é um evento cujo maior objetivo é convidar as pessoas a refletir sobre a preservação das árvores. Nós temos que preservar sempre o nosso meio ambiente e procurar fazer mais ações de plantio como esta. A Secretaria está sempre empenhada em colaborar com a manutenção ambiental e por isso realizamos este tipo de trabalho diversas vezes;* seja por meio de TCRA ou em apoio a iniciativas que promovam a preservação ambiental do nosso município”;* destacou.

Wilson Fernandes;* proprietário da área onde foi realizado o plantio;* elogiou a iniciativa da prefeitura. “Essa parceria com Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente está beneficiando todos os lados. A propriedade está sendo beneficiada com o replantio da área que margeia o Córrego Pitangueiras; a prefeitura cumpre o acordo firmado com a Promotoria do Meio Ambiente e com a Cetesb e as futuras gerações terão garantido maior equilíbrio ambiental. É uma iniciativa que todos os proprietários rurais deviam participar e abraçar essa causa pois só traz benefícios a todos.”

De acordo com o presidente do Rotary Vanuíre;* Paulo Bispo;* a iniciativa da prefeitura também garante muitas melhorias para o meio ambiente do município.

“A ação tem como principal beneficio para a população melhorias na qualidade do ar;* temperatura mais agradável;* diminuição da poluição sonora e ainda a valorização paisagística. Mesmo sendo por meio de TCRA;* sempre é bom plantar uma árvore”;* explica.

O presidente do Rotary Clube de Tupã;* Gustavo Pereira Pinheiro;* lembrou que a ação além de beneficiar o meio ambiente também cumpre uma meta do Rotary;* que é plantar uma árvore por cada membro .

“Além dos benefícios da vegetação arbórea;* a iniciativa também mostra um gesto de consideração à preservação ambiental;* mas deixa muito mais que isso;* mostrando o civismo e preocupação social com o recado de um futuro que queremos ter”;* frisa.

O presidente da Associação de Moradores de Varpa;* Ricardo Ekstein;* também esteve presente no evento e citou a importância da preservação ambiental;* tanto das árvores quanto dos rios que cortam o município.

“Essa é uma importante ação para o meio ambiente do distrito e também mostra a preocupação da administração com o ecossistema;* assim como a preservação de nossas árvores nativas. Vale citar que a iniciativa além de melhorar as condições do afluente do Rio do Peixe;* que é o nosso Rio Pitangueiras;* dando longevidade a esse rio;* também embeleza o nosso município com a preservação dos atrativos naturais que temos”;* destaca.

O representante do Clube da Árvore de Tupã;* Eduardo Dantas;* também destacou a importância do reflorestamento realizado no último sábado. “Estamos realizando esse plantio não só na Área de Preservação Permanente;* mas numa área ainda maior. Aqui a AAP deve ser de cerca de 10 metros e estamos realizando o plantio em cerca de 80 metros;* ou seja;* muito mais que a legislação recomenda. Seria ótimo se tivéssemos isso em todos os córregos e propriedades do Brasil e especificamente de Tupã;* pudesse ter toda essa área verde ao lado dos córregos”;* comentou.

O vereador Pastor Eliezer;* representando a Câmara Municipal;* também participou do plantio de mudas nativas e ainda elogiou o evento e a participação da prefeitura em cumprir um TCRA que beneficiará todo o município.

“Realizar as ações de recuperações ambientais são essenciais para o meio ambiente do município. Desta forma;* restauramos os impactos negativos que causamos diariamente. É um privilégio;* enquanto vereador;* poder participar de um projeto que trará somente benefícios para o município;* portanto parabéns ao prefeito Ricardo e toda a equipe da prefeitura e da Secretaria de Meio Ambiente por essa ação;* parabéns também a todos os envolvidos e todas as entidades que estiveram participando dessa linda ação”;* disse.

O prefeito Ricardo Raymundo também falou da importância da ação e ainda agradeceu todos os voluntários e envolvidos no plantio de mudas nativas no distrito de Varpa.

“Além de estarmos cumprindo um Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental;* estamos beneficiando o nosso ecossistema e garantindo um futuro para as novas gerações. O mais interessante dessa iniciativa é que quando você envolve pessoas engajadas e clubes de serviços;* as pessoas começam a ficar mais sensíveis com a preservação do meio ambiente;* e a nossa função com essa iniciativa também é fazer com que a população entenda o quanto é importante a preservação ambiental. Gostaria de agradecer ao secretário Anderson;* a todos os voluntários presentes nesse evento;* ao Clube da árvore que nos orientou com o manuseio das mudas e a todos os envolvidos”;* finalizou.

717 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2023

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.