Meio Ambiente - Quarta-feira, 11 de Julho de 2018

Homenagem aos ex-combatentes reuniu grande público

Nesta segunda feira;* dia 9 de julho;* a Prefeitura de Tupã através da Secretaria Municipal de Cultura;* em parceria com a 2ª Companhia de Polícia Militar de Tupã;* realizou a tradicional homenagem aos ex-combatentes da Revolução Constitucionalista de 1932.

O evento;* iniciado às 9 horas;* contou com a presença de familiares dos ex-combatentes;* autoridades municipais;* além de representantes da Polícia Militar;* Corpo de Bombeiros e Tiro de Guerra.

A solenidade foi aberta com a Orquestra Municipal “Maestro Júlio de Castro” e também contou com várias homenagens;* como a entrega de Láureas de Mérito Pessoal e medalhas aos policiais militares.

Também houve homenagem aos policiais militares reformados que trabalharam na 2ª Companhia da Polícia Militar de Tupã e entrega de braçais e medalhas aos atiradores que cumpriram o Curso de Monitor.

A gerente geral do Museu Índia Vanuíre;* Tamimi Borsatto;* relembrou a história da Revolução de 1932 e a importância do movimento para todo o país. Já o secretário municipal de Cultura;* Renato Gonzalez;* destacou que Tupã é uma das únicas cidades da região a manter a tradição de homenagear os ex-combatentes de 32.

“Na região de Tupã não tem uma solenidade como essa. Gostaríamos de realizar a festividade de outras datas históricas;* vários momentos que podem ser comemorados como este aqui;* com família presente;* população de Tupã apoiando e mantendo a tradição. Enquanto eu estiver na secretaria municipal de Cultura essa solenidade sempre será realizada. Tupã é a única cidade que realiza esse evento em praça pública. É uma grande parceria entre Polícia Militar e Prefeitura;* através da Secretaria Municipal de Cultura;* e com destaque para a Orquestra Municipal;* que está abrilhantando o evento”;* afirmou.

O vice-prefeito Caio Aoqui;* que representou o prefeito Ricardo Raymundo;* também falou sobre a importância da homenagem e destacou a coragem dos ex-combatentes tupãenses;* que entraram na luta armada em defesa do ideal de um país mais justo e democrático para todos.

“Tupã está de parabéns;* por ter uma tradição justa;* merecida;* que é uma homenagem aos ex-combatentes de 1932. O nosso prefeito Ricardo Raymundo mandou um abraço às famílias dos homenageados ;* que representaram Tupã;* o estado de São Paulo em especial;* nessa luta. Em 32 os paulistas defenderam os direitos;* liderando a revolta;* para termos uma nação mais justa e mais democrática. Isso nos faz ter orgulho de sermos paulista”;* afirmou.

Entre os combatentes que residiam em Tupã e que participaram da Revolução Constitucionalista de 1932 estão Aurélio Correia;* Benedicto Silva Leite;* Benedito Penteado;* Brás Martines Vasques;* Breno de Barros;* Carlos Tayano;* Chistovan de Vita;* Cid Ribeiro do Val;* Diogo Caparroz Filho;* Ecérgio Fioravante Tovo;* Eduardo Romero Filho;* Egas Bonilha de Toledo;* Francisco Moraes Pio de Almeida Francisco Ribeiro de Barros;* Geraldo Pires;* Jacomo Lourenção;* Jamil Assuf Dualib;* João Pedro da Silva;* João Zaccano;* José Fraga Moreira;* José Lemes Soares;* José Nazareth Gomes Guimarães;* José Ramos Cadima;* Lélio Peake de Matos;* Luiz de Souza Leão;* Manoel Marques de Oliveira;* Mariano Salermo;* Nelson Camargo Penteado;* Nelson;* Orioste;* Oscar Elias Bueno;* Renato Dias de Aguiar;* Sebastião Veríssimo de Oliveira;* Tobias Rodrigues;* Ulisses Viera;* Urbano Xavier;* Victor Bereta e Walter Motta.

A solenidade foi encerrada com as autoridades civis e militares depositando coroas de flores no monumento da Praça 9 de Julho;* construído em homenagem aos ex-combatentes. Mais informações sobre o evento de 9 de julho estão disponíveis na página da Secretaria Municipal de Cultura de Tupã no Facebook “Secretaria Municipal de Cultura de Tupã” e Instagram @secretariadeculturatupa.