Meio Ambiente - Quinta-feira, 26 de Novembro de 2020

Meio Ambiente iniciou inventário para mensurar área verde de Tupã

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente iniciou o levantamento da quantidade de árvores plantadas na zona urbana de Tupã;* assim como de identificação de áreas ou endereços que necessitam de plantio.

De acordo com o engenheiro ambiental;* Guilherme Eduardo Destro;* o levantamento será feito em áreas públicas;* praças;* vias;* canteiros centrais;* terrenos públicos ou privados que estejam localizados no perímetro urbano.

Até quarta-feira (25);* o monitoramento passou pela Vila Marajoara e pela Zona Leste. “São avaliadas as condições fitossanitárias e urbanísticas;* bem como são avaliadas as características físicas das árvores”;* explicou Guilherme.

Esse levantamento é chamado de Inventário Arbóreo;* e atende as exigências da Lei Municipal nº 4.638/2013 e o Plano Diretor da Estância Turística de Tupã. A Lei prevê que a arborização urbana visa a melhoria da qualidade paisagística e ambiental;* e tem por objetivo recuperar aspectos naturais e atenuar os impactos decorrentes da urbanização.

O plantio ou reposição de árvores atende o artigo 99 do Plano Diretor;* e a Secretaria do Meio Ambiente deve elaborar projetos para os loteamentos públicos que definam a arborização urbana da região de forma adequada. “A partir do Inventário Arbóreo pode-se elaborar propostas para melhorar e também acompanhar a arborização no bairro”;* afirmou Guilherme.

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente;* José Rodrigues – Zé Vinagre;* informa que os endereços que precisarem melhorar a arborização poderão receber mudas de árvores doadas pela própria Prefeitura de Tupã.