Meio Ambiente - Terça-feira, 04 de Julho de 2023

Meio Ambiente avalia fumaça emitida pela frota a diesel da prefeitura

Ação visa reduzir o nível nocivo dos gases poluentes liberados pelos veículos pesados

A Secretaria de Meio Ambiente iniciou o monitoramento da cor da fumaça emitida pela frota a diesel da Prefeitura de Tupã. Este trabalho coordenado pela Pasta é mais uma ação de promoção do Programa Município VerdeAzul, agenda de desenvolvimento ecológico estratégico proposta pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

Para medir o grau de poluentes presentes nos gases de exaustão dos sistemas de escapamento de veículos como caminhões e tratores, a equipe está utilizando a escala de Ringelmann.

Segundo Luiz Fernando Dall`Acqua Rosa, engenheiro ambiental da GLOBAL Projetos e Meio Ambiente (empresa contratada pela administração pública para execução do trabalho), esta metodologia é empregada por gestores ambientais em todo o estado.

“Normalmente o pessoal usa uma escala analógica, um papel impresso com as faixas de classificação. Mas, a gente usa um aplicativo. Cadastra nele previamente toda a frota pesada do município, e depois filmamos o escapamento de cada um por dez segundos. Conforme o tom enegrecido, o algoritmo calcula uma média e dá, de fato, a classificação da fumaça do veículo”, explicou.

A escala de Ringelmann avalia o nível de poluentes lançados na atmosfera de acordo com a tonalidade de cinza da fumaça liberada por automóveis movidos a óleo diesel. A densidade colométrica é classificada do 1 ao 5, e não pode ser superior ao Padrão 2 da escala, a fim de respeitar o limite legal previsto no artigo 32 do decreto Estadual 8468/76.

O secretário de Meio Ambiente, Marco Pinheiro informa que isso pode nortear melhor a prefeitura em relação à necessidade de manutenção dessa parte da frota. “Foi feito um cronograma para esse semestre, e uma vez por mês alguma das Secretarias Municipais terá os veículos monitorados dentro dessa técnica, até classificarmos a frota inteira”.

Além disso, a Prefeitura de Tupã cumpre a diretiva de qualidade do ar, um dos pontos base do Programa Município VerdeAzul que devem ser estimulados pela gestão municipal continuadamente visando o desenvolvimento sustentável. O engenheiro ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Guilherme Destro, diz que com isso o governo cria parâmetros para a população e para as empresas sobre a importância do controle da emissão excedente de gases causadores do efeito estufa.

“É uma questão de saúde pública. Várias doenças estão ligadas a inalação dessa fumaça que tem muitos compostos tóxicos e partículas que fazem mal à saúde. Com essa ação, a prefeitura não só melhora a própria frota, mas também dá um exemplo para que todos sigam por esse caminho de busca pela qualidade do ar”.

As demais Diretivas previstas pelo Programa Município VerdeAzul são: Esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, estrutura ambiental e conselho ambiental.