Fundo Social de Solidariedade - Terça-feira, 03 de Setembro de 2013

Tupã se destaca em várias modalidades nos Jogos Regionais do Idoso

Secretária parabeniza bom desempenho de Tupã nos Jogos Regionais do Idoso

A delegação tupãense de atletas da Terceira Idade conseguiu 54 pontos ficando na 5ª colocação do 17º Jogos Regionais do Idoso – Jori;* realizado Assis. A cidade foi representada nas modalidades de vôlei adaptado;* bocha;* malha;* dama;* xadrez;* truco;* natação;* tênis de mesa;* atletismo e dominó.

A delegação foi composta por 50 praticantes de atividades do NATI (Núcleo de Apoio à Terceira Idade);* Associação dos Aposentados e Pensionistas;* ACERT;* Equipe de Treinamento de Natação;* além de grupos de amigos praticantes de malha e bocha do Jardim Santa Adélia.

Os atletas de Tupã ganharam medalhas nas modalidades: natação masculino com Wilson Pimentel que ganhou 1º lugar na categoria D;* 25 mts - nado costas e o 3º lugar no nado livre e com Waldeir Mesquita;* 1º colocado na categoria C;* 25 mts;* nado livre.

Já na natação feminino;* Maria de Lourdes Vieira conquistou o 1º lugar na categoria A do nado livre e no nado costas;* 50 mts.

O atletismo feminino também conquistou medalhas com o 1º lugar de Maria Rocha Ferreira nos 600 metros e Dirce Aparecida Nantes nos 1500 metros. E o atletismo masculino ganhou medalha de prata com Francisco Assis Silva na categoria D;* 800 mts.

A modalidade dama feminino também ganhou a medalha de prata com Amélia Hoio.

E ainda Verônica Freire Aguiari ganhou a 4º colocação na categoria B nado livre 50 mts e o 6º lugar na categoria B na prova de atletismo 1500 mts ficou com Gerson Convento. “Foi uma consagração geral. O grupo retornou muito satisfeito”;* ressaltou o secretario Municipal de Esportes e Recreação;* Sanderson Lima.

A secretária de Assistência Social;* Isaura Gaspar;* disse que a competição visa valorizar e estimular o esporte. “Resgatando assim a autoestima e o melhor convívio social das pessoas idosas e estou muito contente com o resultado. Parabenizo a todos os nossos atletas competidores e os que ganharam e que vão nos representar no JEI”. Isaura esteve presente no Jori;* junto com a primeira dama do Estado e presidente do fundo estadual de solidariedade;* Lú Alckmin.

A diretora do Nati;* Sandra Cabrera;* explicou que acompanha a equipe pela primeira e que estar em um ambiente de integração e socialização é muito satisfatório. “Devemos observar a vitalidade desses atletas;* são verdadeiros exemplos de vida;* principalmente aos mais jovens.”

Sandra ainda complementa que a prática de esportes na 3º idade aumenta a autoestima;* diminuindo os problemas físicos e emocionais. “Os atletas se divertem tanto que acabam esquecendo as dificuldades e suas limitações e saem das competições mais autoconfiantes. Quero parabenizar a todos os atletas participantes e em especial aos vencedores;* e a toda equipe que me acompanhou. E agora vamos para Santos disputar o JEI”;* disse Sandra.

Para a competição os idosos receberam novos uniformes;* compostos de agasalhos completos para participação nas competições. “Estamos enviando nossos representantes como novos uniformes para que representem bem nossa cidade e tenham uma boa identificação durante as competições”;* disse Isaura.

Os dois primeiros colocados de cada equipe;* participam dos Jogos Estaduais do Idoso (JEI) que acontecem de 27 de novembro a 01 de dezembro na cidade de Santos.

O Jori conta com a participação de atletas com idade partir dos 60 anos. O evento é promovido pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo;* em parceria com as Secretarias Municipais de Esporte e Recreação e de Assistência Social;* com apoio da Prefeitura Municipal.