Gabinete e Turismo - Quinta-feira, 15 de Junho de 2023

Tupã Junina 2023 terá shows, danças, procissão e quermesse

Evento, que acontece de 28 a 1º de julho, também contará com a inauguração da Alameda do Artesanato

A Prefeitura de Tupã anunciou nesta terça-feira (20) a realização do Tupã Junina 2023. A festa será de 28 de junho a 1º de julho, na Praça da Bandeira. Assim como no ano anterior, o evento terá shows todas às noites, apresentação de quadrilhas juninas das Escolas Municipais, praça de alimentação, feira de artesanato, decoração temática, sonorização e a quermesse do Padroeiro.

A confirmação de realização da festa ocorreu em coletiva de imprensa com o prefeito Caio Aoqui; o presidente da Câmara Municipal, Marcos Gasparetto; o padre da Paróquia São Pedro Apóstolo, Luiz Henrique de Araújo, entre outras autoridades.

Para o secretário de Gabinete e Turismo, César Juvenal de Faria, o Tupã Junina representa mais uma oportunidade de o poder público e parceiros fomentarem a economia criativa do município e destacou o apoio também do Legislativo. “Sempre defendi a necessidade de que a Estância Turística de Tupã mantenha eventos fortes e organizados, como o tradicional Tupã Junina”, ratificou o presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Wagner Luques.

Representando a Câmara Municipal, o presidente do Legislativo, Marcos Gasparetto, parabenizou a prefeitura e todos os envolvidos pela realização do evento, que já faz parte da cultura tupãense. O sargento Torres, representando o comando da 2ª Companhia da Polícia Militar disse que a PM estará presente para garantir a segurança da festa e de áreas circunvizinhas à região da Praça da Bandeira, onde veículos de visitantes permanecerão estacionados.

Já o padre Luiz Henrique, destacou que além da praça de alimentação que atenderá todas as noites com frango assado, pastel, cachorro-quente, quentão, achocolatado, entre outros, a festa do Padroeiro inserida no Tupã Junina também terá momento de reflexão e de muita religiosidade.

A programação da festa que também contou com apoio do pároco da Igreja de São Pedro, inclusive, intermediou reuniões com a administração municipal e sugeriu a dupla Duduca & Dalvan para contratação pela prefeitura. “Também teremos momento de fé. No dia de São Pedro, padroeiro de Tupã, às 18h haverá Procissão, em seguida a missa com o bispo Diocesano”, observou o pároco.

PROGRAMAÇÃO

Nas quatro noites, o palco do Espaço Cultural José Anselmo Filho, o “Zé Pretinho” receberá atrações com muita música e danças. O evento começa na quarta (28), apresentação de danças de quadrilhas juninas das escolas da rede municipal de ensino. Também haverá a participação especial da cantora tupãense Carol Harumi, 9 anos, uma das estrelas da 8ª temporada do The Voice Kids da TV Globo.

Na quinta-feira (29) haverá show da dupla raiz da música sertaneja – Duduca & Dalvan. Na sexta-feira, dia 30, a atração será a dupla Guilherme Dan & Kallebe. Encerrando o Tupã Junina 2023 no dia 1º de julho o cantor Vinicius Pardini estará no palco do Espaço Cultural, com participação especial do cantor e multi instrumentista Gustavo Dezani. Natural de Iacri (SP), o jovem participou do The Voice Kids 2018 no time de Simone e Simaria.

O prefeito Caio Aoqui ressaltou que a decoração iniciada na Praça da Bandeira já trouxe o clima festivo desta época do ano. “O Tupã Junina é uma festa que celebra as tradições e também o Padroeiro de Tupã. Quero agradecer a parceria com a Câmara, com a igreja e com os voluntários que farão da quermesse com o mesmo sucesso do ano anterior. Além disso, teremos a feira do artesanato, a inauguração da Alameda do Artesanato que faz parte de uma ampla revitalização que nossa administração está fazendo na Praça da Bandeira e que incluem acessibilidade do passeio público e restauração da fonte luminosa. O Tupã Junina é a festa da família tupãense e a Praça da Bandeira, que é a extensão do quintal da nossa casa, estará preparada para receber a todos com segurança da Polícia Civil, da PM, sonorização em toda extensão da praça e banheiros químicos, além dos banheiros já existentes”, enumerou o chefe do Executivo.

Também prestigiaram o lançamento do Tupã Junina 2023, os vereadores Lucas Hatano, Eduardo Akira Edamitsu, o “Shigueru”, Antonio Brito e Paulo César Soares, o “Paulo da Farmácia”.