Gabinete e Turismo - Quinta-feira, 03 de Agosto de 2023

Museu de Arte Sacra Franciscano entra no roteiro do turismo religioso

Abertura oficial do espaço fará parte das festividades alusivas aos 94 anos de Tupã

O Museu de Artes Sacras Franciscano, instalado por iniciativa do casal de empresários Maria Cristina e Clóvis Manoel, em breve vai entrar no roteiro do turismo religioso, do qual Tupã faz parte. Conforme o mapa da Região Turística do Circuito das Nações, destacado no portal www.sppratodos.com.br/religioso - do governo de São Paulo.

Além de ressaltar Tupã como Estância e trazer visibilidade para alguns pontos das modalidades de turismo rural, ecológico, histórico e cultural, o site já inclui o município no conceito de turismo religioso, através das Igrejas Batista de Varpa e a Matriz de São Pedro, na Praça da Bandeira.

“É um dos pontos principais do turismo tupãense e, muitas pessoas vêm especificamente para conhecer a Igreja Matriz, pelo tamanho, pela característica e pela beleza”, destacou o presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Wagner Luques, em entrevista institucional do governo do Estado.

Além de possuir igrejas e museus culturais e históricos, Tupã logo irá se somar a esse conjunto de atrativos religiosos, o Museu de Arte Sacra Franciscano.

O prédio com cerca de 300 metros quadrados está localizado na Rua Iporãns, 1253 – centro. Uma área composta por sete salas fica reservada para a exposição de 53 peças, de um acervo de 72. Há também uma loja e um ateliê onde são preparados suvenires — lembrancinhas ou artigos com características sacras.

Por enquanto, o espaço é aberto ao público provisoriamente de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h30, e não há necessidade de agendamento. Maiores informações – WhattsApp (14) 99787-4010.

A pandemia e a fé

De acordo com o fundador do Museu, Clóvis Manoel, apesar de no local já funcionar a visitação praticamente desde a chegada das primeiras peças, ainda não houve um lançamento oficial devido ao período de pandemia de Covid-19.

“Ainda assim, esse trabalho ecoou e ganhou as manchetes da imprensa local e regional e o museu já é visitado por adultos e crianças. Por isso, pretendemos em outubro, promover a abertura oficial, dentro da programação de festividades alusiva aos 94 do município de Tupã, como já definimos com o secretário de Turismo, César de Faria, através de sua assessoria”, disse o curador do acervo, cuja devoção a São Francisco deu origem ao nome do museu.

Como prova de que a fé é capaz de mover montanhas, foi durante o momento agudo da pandemia de coronavírus, em 2020, que o empresário Clóvis Manoel reservou parte de seu tempo na recuperação de peças sacras, atendendo a um pedido da esposa Maria Cristina, para restaurar a imagem de São Benedito que possuía em casa.

A partir daí, o casal se aprofundou em pesquisas, troca de informações com artistas brasileiros que atuam na restauração plástica de peças sacras do tipo em cerâmica, gesso, entalhe em madeira, trabalhos em metal, símbolos iconográficos, tapeçarias, artesanato, mosaicos, vitrais, entre outros e investiu parte de recursos próprios para compor e ampliar o acervo.

Atualmente o gestor está regularizando a documentação exigida para esse tipo de atividade, como a criação de um Instituto sem fins lucrativos e registros em órgãos públicos competentes para efetivar o cumprimento das normas pertinentes.

Circuito das Nações

Tupã agora faz parte do mapa da Região Turística do Circuito das Nações, recebendo inclusive a instalação do totem de identificação do Programa de Sinalização Turística da Secretaria Estadual de Turismo e Viagens do Governo de São Paulo, que tem como objetivo valorizar as cidades turísticas, apoiando e promovendo os destinos e definindo um padrão de identificação visual para as regiões turísticas do Estado de São Paulo.

O totem instalado na Praça da Bandeira, ao lado do Posto de Informação Turística (PIT) – possui QR Code com informações sobre os pontos das cidades turísticas, incluindo Tupã, e pode ser acessado a qualquer instante.

O certificado, emitido pelo Ministério do Turismo, reforça o município como destino turístico de referência no país, sendo um polo indutor de turismo e no direcionamento de investimentos e novas oportunidades de negócios.

O Mapa do Turismo é um instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para a promoção do setor em cada região.